Proposta de juiz à Ivo Cassol pode transformar albergue em Colônia Penal

Proposta de juiz à Ivo Cassol pode transformar albergue em Colônia Penal

Proposta de juiz à Ivo Cassol pode transformar albergue em Colônia Penal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O juiz Renato Bonifácio de Melo Dias, corregedor permanente dos presídios, sugeriu ao governo do Estado que transforme a Casa do Albergado de Vilhena em Colônia Penal. A indicação foi feita através do Ofício 169/06 datado do último dia 22 e endereçado ao governador Ivo Cassol. A iniciativa tem o apoio do Ministério Público, Conselho da Comunidade local e da própria direção do Albergue. *A fundamentação para a proposta está em conformidade com o que determina o artigo 93 da lei de execuções Penais. Pela lei os albergues destinam-se ao cumprimento de pena privativa de liberdade, em regime aberto, e da pena de limitação de fim de semana. No entanto, com as diversas alterações legais, no âmbito do cumprimento da pena, a Casa do Albergado de Vilhena necessitou adaptar-se para atender a demanda de apenados também do regime semi-aberto. “Isso, porque no município não existe Colônia Agrícola, Industrial ou similar, que é o estabelecimento de cumprimento de pena para regime semi-aberto, conforme determina o artigo 91 da lei de execuções penais”, explica Renato Bonifácio. *Além disso, as recentes mudanças na lei de Crimes Hediondos alteraram sensivelmente o número de apenados removidos para o Albergue por possibilitar a progressão de regime em tais crimes, o que antes não acontecia. Com capacidade para 40 apenados do sexo masculino, a casa do Albergado está operando bem acima de sua capacidade, abrigando 96 pessoas, 50 do regime aberto e 46 do semi-aberto. De acordo com Renato Bonifácio, está realidade tem contribuído para diversos problemas, entre eles a dificuldade de fiscalização administrativa, o que pode favorecer a entrada de drogas. “Mas o problema mais grave que detectamos é a desvirtualização do objetivo do regime aberto, que é o de aproximar o apenado da sociedade, com condições dignas e favoráveis à reinserção social”, avalia. *Mas, para transformar a Casa do Albergado em Colônia Penal é necessário investimentos, conforme relatou o juiz Renato Bonifácio ao governador Ivo Cassol, através do ofício169/06. Os recursos serão utilizados para implantação de linha de produção, para que os apenados possam trabalhar no moldes do regime de prisão semi-aberto. Com a transformação proposta, os apenados do regime aberto que cumprem pena no albergue passariam a cumprir pena nos moldes da prisão domiciliar, até alcançarem o livramento condicional. “Essas medidas gerariam efeitos melhores do que os gerados pela situação atual, uma vez que esta não respeita a individualização da pena, preconizada pela lei de execuções penais”, afirma Bonifácio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS