*Os integrantes (Membros e Servidores) do Ministério Público do Estado de Rondônia já podem filiar-se à Credjurd - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes das Carreiras Jurídicas e dos Serventuários de Órgãos da Justiça e Afins no Estado de Rondônia ? que tem por objetivo social o desenvolvimento de programas de poupança, de uso adequado ao crédito e de prestação de serviços, praticando todas as operações ativas, passivas e acessórias próprias.
*A associação à Credjurd pode se feita por quem se encontra na ativa e, também, pelos aposentados, assim como por pais, cônjugue ou companheira(a), viúvo(a), dependente legal de associado e pensionista; pessoas jurídicas sem fins lucrativos, exceto cooperativa de crédito. No ato de sua admissão, cada associado deverá subscrever, no mínimo, 200 quotas-partes, integralizando, no mínimo, a metade no ato da admissão e as restantes em até doze parcelas mensais. *Nenhum associado poderá subscrever mais de 1/3 do total das quotas-partes. Para o aumento contínuo do capital social, cada associado obriga-se, após integralizadas suas quotas-partes de subscrição inicial, a subscrever e integralizar mensalmente uma quantidade de quotas-partes equivalentes a 1% (um por cento) de sua remuneração mensal bruta, não podendo ser inferior a 30 e até completar 2.000 (duas mil) quotas-partes, quando então optará pela continuidade ou não da capitalização. Somente podem ser realizados empréstimos a associados admitidos há mais de 30 dias, sendo que os critérios de prioridades na concessão de empréstimos levarão em conta a finalidade e o grau de urgência que deles tenha os proponentes com preferência para os de menor valor.
*No entanto, o associado responde subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela Cooperativa perante a terceiros, até o limite do valor das quotas-partes de capital que subscreveu, enquanto que as obrigações dos associados falecidos, contraídas com a Cooperativa, e as oriundas de sua responsabilidade como associado em face de terceiros, passam aos herdeiros, prescrevendo, porém, após um ano contado do dia da abertura da sucessão.
*A conquista do cooperativismo para os integrantes do MP é resultado do trabalho realizado há mais de ano pelo Chefe do Departamento de Apoio Administrativo, Coronel Ricardo Andrade, que participou de reuniões e debates, objetivando o ingresso à Credjurd que funciona em Porto Velho desde três de março de 2001. *?Ao filiarmos a Cooperativa já existente, superamos etapas significativas, já que a Credjurd pertence ao Sicoob e a cada dia se solidifica mais. Não faremos experiências, mas trabalharemos em prol do fortalecimento da entidade, beneficiando a todos os cooperados que são os seus donos com direito a voz e voto em condições iguais nas assembléias gerais?, destacou ele.