* Ainda continuam as denúncias de pessoas ludibriadas por falsos dentistas que praticam a Odontologia em municípios de Rondônia sem estarem habilitados para exercer a profissão. Esta semana, acatando uma dessas informações ao Conselho, o Coordenador de Fiscalização, cirurgião-dentista Milton Foroni esteve noS municípios de presidente Médici e Espigão do Oeste e, juntamente com policiais militares visitou locais onde possivelmente seriam realizados procedimentos Odontológicos.
* Na Rua Ricardo Somenzari esquina com Marechal Rondon, em presidente Médici, com consentimento de um cunhado do acusado, - ele teria ido a Ji-paraná para tratar de doença na familia - integrantes da PM e do Conselho, vistoriaram o local e confirmaram a prática sem a habilitação para tal. ? O protético também tem que está inscrito no Conselho e ser habilitado para exercer apenas e tão somente, a parte mecânica da prótese encaminhada por dentista profissional e inscrito nos Conselhos Regional e Federal de Odontologia, disse Milton Foroni, acrescentando que fora disto, é charlatão e fere o CPC em seu artigo 282.
*Espigão do Oeste
* Já em Espigão do Oeste, Gelson e Genésio foram orientados a desmontarem seus equipamentos, pois mesmo negando não praticarem a odontologia ? não são formados - existem indícios de atendimento a população. Foram encontradas cadeiras montadas e materiais para extração, obturação ou outro atendimento bucal. Segundo eles, foram ouvidos pela promotoria local e aguardam decisão da Justiça para cada caso. Um outro problema encontrado pelo Conselho foi da ?cobertura? de alguns profissionais a pessoas leigas. O profissional permitiria que pessoas de sua familia, atendesse a comunidade. Isto é crime e fere tanto o Código de Ética da Odontologia quanto a Legislação Brasileira, disse Milton.
* Neste caso o dentista poderá ter seu Diploma cassado e proibido de exercer legalmente a profissão. Ouvida pela reportagem, a doutora Sandra Menezes, presidente do CRO-RO disse que alguns casos em outros estados, já foram julgados procedentes e ? o colega teve que perder seus direitos como cirurgião-dentista?. O que se lamenta. O profissional passa tantos anos estudando para depois permitir que leigos possam ?lhe ensinar a trabalhar?.
* O Conselho de Odontologia de acordo ainda com a presidente Sandra Menezes, vai encaminhar denuncia ao Ministério Público, tanto em Presidente Médici quanto em Espigão do Oeste, onde o Ministério Público já ouviu os acusados, para que este abuso não venha a ocorrer, pois eles já foram conscientizados da prática ilegal.
*Recadastramento
*Em cumprimento a Resolução do Conselho Federal de Odontologia, º 56/2004, que promete atualizar os dados oficiais sobre aqueles que exercem a Odontologia em nosso país, continua o recadastramento dos cirurgiões-dentistas em todo território brasileiro. Assim, disse Sandra Menezes, estamos convocando aos profissionais inscritos no estado de Rondônia a participarem do recadastramento, que servirá de base para emissão do novo modelo de carteiras profissionais. Este chamamento segundo ela é para alertar aos que ainda não compareceram ao Conselho, pois o prazo está terminando.
*A importância que se atribui a esse cadastro, que será nacional, deve-se à oportunidade única de ser realizado um recenseamento da profissão, como jamais havia sido feito em toda a história da nossa categoria. Além de inteiramente gratuito, permitirá tornar disponível aos profissionais uma cédula de identidade mais moderna e segura. A nova carteira terá cinco anos de validade e trará dados como endereço eletrônico, tipo sangüíneo, formação acadêmica, especialização e pós-graduação (mestrado/doutorado), podendo conter, ainda, a informação de que seu portador é doador de órgãos.