*Depois de 15 dias de recesso a maioria das escolas da Rede Estadual de Ensino, que estavam de recesso desde o último dia 16, reinicia nesta terça-feira (1º) o ano letivo, que tem previsão de ser encerrado no dia 23 de dezembro. Em Porto Velho, de acordo com a representante de Ensino, professora Iranir de Oliveira, são cerca de 84 escolas e 79 mil alunos que voltarão às aulas.
*Durante o período de recesso, que atendeu à Lei 250, a representante de Ensino da capital aproveitou para reunir-se com diretores e corpo-técnico das escolas para avaliar os pontos positivos e os negativos com vistas a possíveis ajustes nas escolas e na grade curricular. Além disso, Iranir Oliveira participou da formatura de várias turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), representando o secretário de Estado da Educação, professor Edinaldo Lustoza. A professora Iranir explicou também que, devido aos serviços de reforma, algumas escolas irão atrasar a retomada das atividades, a exemplo da Manaus e Tancredo Neves; enquanto outras irão suspendê-las por algum período para a realização das obras. Para não prejudicar o ano letivo, no caso de reforma total da unidade escolar, a representante de Ensino disse que o Estado irá alugar novos prédios, como é o caso da escola Samaritana que irá funcionar na avenida Pinheiro Machado. O governo estadual, através da SEDUC, também está promovendo melhorias nas estruturas das escolas Rio Branco, Heitor Villa-Lobos e Carmela Dutra.
*Além da reforma, várias escolas ainda estão sendo beneficiadas com a reestruturação da rede elétrica e instalação de aparelhos de ar condicionado, que se somarão às 25 já contempladas. “Vale ressaltar que tudo está sendo feito com a proposta de proporcionar mais conforto aos alunos e ao corpo técnico das escolas. Para não comprometer as aulas, serão feitos ajustes no calendário escolar”, garantiu.