*A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) através da Gerência Estadual de Vigilância Sanitária (Gevis) realiza, em Ji-Paraná, o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A capacitação, que começou na ultima segunda-feira e se estende até o próximo dia 29, terá o enfoque em regulamentações técnicas e no estabelecimento de procedimentos higiênico-sanitários. A ação irá beneficiar 13 municípios.
*O curso vai capacitar 30 fiscais sanitários e 30 participantes da iniciativa privada dos municípios de Costa Marques, Ji-Paraná, Theobroma, São Miguel, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Urupá, Alvorada do Oeste, Teixeirópolis, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médice e São Francisco do Guaporé formadores da 1ª Regional de Saúde.
*?A iniciativa da administração Ivo Cassol é cada vez mais descentralizar as ações em saúde no Estado. Os participantes serão multiplicadores do curso e levarão aos 13 municípios mais conhecimento e qualidade no atendimento a população? afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.
*A regulamentação técnica é aplicada aos serviços de alimentação que realizem atividades de manipulação, armazenamento, preparação, fracionamento, distribuição e exposição à venda. O trabalho também inclui estabelecimentos que comercializem alimentos preparados ao consumo como: restaurantes, lanchonetes, padarias, confeitarias e cozinhas industriais.
*O curso contará com oficinas e palestras em Perigos nos Alimentos; Higiene Ambiental; Controle de Pragas; Higiene Pessoal; Potabilidade da Água e Higiene de Alimentos, e está sendo ministrado pela nutricionista da vigilância sanitária de Belém do Pará Sueli Silva.
Inspeções em clinicas e hospitais - Paralelo a esse evento foi lançado à vigilância sanitária itinerante com uma equipe multiprofissional que atuará em clinicas e hospitais, serão efetuadas inspeções de alta e média complexidade. Em Ji-Paraná são setenta e dois estabelecimentos, aqueles que não tiverem alvará de funcionamento deverão procurar a vigilância sanitária para vistoria.
*?Os técnicos poderão ser chamados não só para verificar denúncias e sim realizar palestras educativas em escolas e estabelecimentos, a estruturação que o governo está fazendo na vigilância sanitária beneficia a população, e as parcerias com municípios, a capacitação de servidores e pessoas da iniciativa privada são exemplos da uma nova visão de trabalho?, afirmou Chico Melo, gerente estadual da vigilância sanitária.