Médicos residentes poderão fazer estágio voluntário em municípios da região Norte
*O Ministério da Educação (MEC) lançou neste mês o estágio voluntário para médicos residentes, que vão atuar onde existam organizações militares de saúde, em municípios de difícil acesso, no Norte do país. Segundo o secretário da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC, Antônio Carlos Lopes, o estágio terá um período mínimo de 30 dias e máximo de três meses, e serão aproveitadas, principalmente, as especialidades médicas de clínica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e ginecologia.
*De acordo com Lopes, todos os estudantes que estiverem no segundo ano do programa de residência poderão participar do estágio. "A instituição, faculdade ou hospital a que o estudante pertence vão selecionar os residentes e nós estamos organizando uma subcomissão, dentro da comissão de residência médica que irá coordenar esse estágio, com a participação dos ministérios da Defesa e da Saúde", informa ele.
*O Ministério da Defesa irá passar para o MEC os pontos mais carentes de assistência médica e quais os melhores lugares para acolher os residentes. A Amazônia e os municípios do interior da região Norte devem ser os primeiros a entrar no programa, que ainda não tem um número limite de residentes.
*Os pedidos de inscrição já estão sendo aceitos e devem ser enviados à Comissão Nacional de Residência Médica do MEC, em Brasília.