*O Ministério Público do Estadual participou nesta terça-feira, 30, da abertura do seminário sobre Complexo Hidrelétrico do Madeira, realizado no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho. O evento foi organizado pelo Fórum em Defesa da Sustentabilidade de Rondônia e serviu para discutir o projeto de construção de duas hidrelétricas no Rio Madeira, na Capital rondoniense.
*O seminário contou com a presença do Sub-Procurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, do prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, do presidente das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Manoel Agnaldo, do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, do deputado federal Eduardo Valverde, do deputado estadual Nereu Klosinky, da representante de Furnas, Norma Vilella, do representante da Associação Indígena, Antenor Karitiana, e do representante da empresa Odebrecht, José Bonifácio.
*O Sub-Procurado-Geral de Justiça, Ivo Benitez, chamou atenção para os impactos ambientais com a construção das usinas e defendeu uma profunda discussão para analisar eventuais problemas futuros que podem surgir no Estado durante e depois do processo de construção das hidrelétricas. Para Ivo Benitez, é preciso ter envolvimento e não apenas desenvolvimento sem controle, o que pode trazer prejuízos para a população de Porto Velho.
*Os participantes do seminário alertaram ainda para a utilização da mão-de-obra local, os danos ao meio ambiente e suas compensações à sociedade rondoniense, além da elaboração de um plano de prevenção aos problemas que poderão surgir.