OMS registra progresso no combate à malária

OMS registra progresso no combate à malária

OMS registra progresso no combate à malária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Mais pessoas estão tendo acesso a serviços de prevenção e tratamento contra a malária, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef (fundo da ONU para infância e adolescência). *O levantamento ? o primeiro sobre a doença em escala mundial ? indica que houve progresso no combate contra a malária desde 2000. *Mais pessoas estariam protegidas com as redes tratadas com inseticida ? um método eficaz de prevenção contra a malária ? e muitas estão sendo tratadas com remédios novos no mercado. *Na África, região onde há maior incidência da doença, aumentou em dez vezes o número de redes distribuídas nos últimos três anos. Na Zâmbia, por exemplo, pelo menos 80% das crianças com menos de cinco anos de idade já dormem sob as redes. *"Muitos países estão evoluindo em seus programas de controle da malária e mesmo aqueles com recursos limitados e alta incidência da doença agora têm uma melhor oportunidade de combatê-la", disse Lee Jong-Wook, diretor-geral da OMS. *Em função da dificuldade em coletar informações em muitos dos países afetados pela doença, o relatório diz que ainda é muito cedo para apresentar números exatos sobre as recentes campanhas de prevenção. *Metas do Milênio *Mas o relatório da OMS e do Unicef não traz apenas boas notícias sobre o combate à malária ? doença que mata um milhão de pessoas a cada ano. *"A malária ainda é a doença infecciosa que tira mais vidas de crianças na África do que qualquer outra. Mata três vezes mais do que o HIV", destacou Ann M. Veneman, diretora-executiva do Unicef. *"Se quisermos reduzir dramaticamente as mortes de crianças na próxima década, precisamos focar mais no combate à malária." *As Metas de Desenvolvimento do Milênio, traçadas pela ONU, incluem a redução da incidência de malária na população mundial. *Porém, o relatório diz que o maior obstáculo para atingir tal meta é a falta de recursos financeiros. *Seriam necessários US$ 3,3 bilhões por ano para combater a doença nos 82 países onde há o maior números de infectados. *Neste ano, contudo, US$ 600 milhões foram destinados para o controle da malária. *De acordo com o levantamento, desde 2003 entre 350 e 500 milhões de pessoas ao redor do mundo foram infectadas com a malária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS