*Foi inaugurado na manhã de hoje (30), o novo Hospital e Pronto Socorro Estadual João Paulo II. O governador Ivo Cassol, acompanhado do prefeito do município de Porto Velho, Roberto Sobrinho, dos deputados Beto do Trento, Maurão de Carvalho, Edézio Martelli, vários secretários do estado, prefeitos do interior e populares marcaram presença no evento.
*A obra do João Paulo foi considerada pelo deputado Beto do Trento, pelo prefeito Roberto Sobrinho e secretário de estado da saúde Miltom Moreira “um ato corajoso por parte da administração Cassol, pelo fato de fechar um pronto socorro que atendia a população”. O hospital foi fechado na época pelo governo pois não tinha as condições necessárias de salubridade para funcionários e pacientes e ainda atendia a comunidade de forma precária.
*Milton Moreira ressaltou que no início, a previsão era de entregar a obra em “seis meses, porém ela perdurou por dois anos e dois meses”. Cassol completou falando que não era consertando uma coisa ou outra no prédio ou comprando e mudando equipamentos que iria resolver todos os problemas do João Paulo II. “Eu e o Miguel Siena (secretário de saúde da época), tivemos realmente muita coragem de derrubar tudo e construir um novo hospital com recursos 100% do estado”.
*Cassol fez também um pedido aos prefeitos do interior que se encontravam na solenidade, para que, juntos trabalhassem para melhorar a saúde no interior do estado. “Vamos renovar, ampliar e trabalhar em parceria, para darmos uma saúde mais digna aos nossos cidadãos”.
*Na oportunidade o governador entregou ao secretário de estado da saúde, 40 chaves de ambulâncias que serão distribuídas aos municípios do interior.
*O novo João Paulo
*O valor gasto na reforma do hospital somou mais de R$ 4 milhões na obra física e outros R$ 2,5 milhões em equipamentos. O novo hospital conta com 140 leitos, quatro salas para intervenções, três para cirurgias gerais, uma para ortopedia, setor específico para atendimento a presidiários e setor próprio para a psiquiatria.
*O hospital tem 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), será a única unidade pública de saúde inteiramente informatizada, autoclave com capacidade para 360 litros, um grupo gerador de 500KVA e um ambiente climatizado.
*Na equipe, contam 740 funcionários, sendo desse total 180 médicos. A unidade funcionará 24 horas e o trabalho será dividido em plantões.