*O Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) de Porto Velho, iniciou segunda-feira (6) um curso de Introdução ao software TerraView. O objetivo é apresentar a tecnologia do geoprocessamento, seus conceitos básicos, suas aplicações utilizando exemplos práticos, capacitando, desta forma, o usuário a utilizar o TerraView como uma ferramenta importante para suas atividades profissionais. Participam do curso, que tem carga horário de 40 horas e termina nesta sexta-feira (10), profissionais de seis Prefeituras do Estado do Acre, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Rio Branco e de órgãos governamentais como o Ibama e Incra, entre outros.
*Segundo o instrutor do curso, Luiz Gilberto Dall´Igna, as aulas estão sendo realizadas no Laboratório de Inclusão Digital do Sipam, com os seguintes conteúdos programáticos: conceitos básicos de geoprocessamento, sensoriamento remoto e cartografia; modelo conceitual do TerraView; criar e conectar bancos de dados; importar e exportar dados; visualizar e navegar nos mapas; criar, alterar e remover mapas; visualização e apontamento; manipulação da tabela de atributos; criação de gráficos; consulta por atributos; consulta espacial; operações geográficas; e mapas temáticos.
*
TerraView x Plano Diretor
*A associação entre gestão pública e tecnologia de ponta tem trazidos resultados positivos para os governos e a população. Uma das grandes apostas em tecnologia nessa área tem sido no campo do geoprocessamento.
* O TerraView que utiliza o ambiente de geoprocessamento e tecnologias associadas impacta a metodologia de trabalho em planos diretores. Trata-se de ambientes que permitem a integração de dados georreferenciados através da sobreposição de mapas que contêm os temas para a definição e a prárica das políticas públicas. "O desafio é transformar a gestão municipal em efetivo instrumento de desenvolvimento social e econômico da população em consonância com os princípios de sustentabilidade em seu aspecto mais amplo", explicou Gilberto.