Mulheres se destacam e são exemplos de determinação na Justiça do Estado

Mulheres se destacam e são exemplos de determinação na Justiça do Estado

Mulheres se destacam e são exemplos de determinação na Justiça do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Foto/legenda:

*Secretária Judiciária Eline Gomes: "O valor da mulher muito excede o de rubis, Pv 31.10."

*Dia Internacional da Mulher. Com determinação e ousadia elas vêm conquistando o meio judiciário. O estado de Rondônia possui atualmente duas desembargadoras, 21 juízas e cerca de 900 advogadas (de acordo com dados da OAB). O Tribunal de Justiça de Rondônia possui 1046 servidoras. Destas, 557 estão lotadas na capital e as demais estão distribuídas nas 22 comarcas de Rondônia.

*A juíza Tânia Mara Guirro Baldan é um exemplo de dedicação. Ela será homenageada com o prêmio Destaque Jurídico na modalidade Mobilização do Ano por ter coordenado os trabalhos da Operação Justiça Itinerante na Execução Penas em 2004. Mulher jovem, bonita e competente, ingressou na magistratura de Rondônia em março de 1994. Antes disso tinha preocupação com relação ao preconceito. Mas no exercício da magistratura não encontrou obstáculos por ser mulher.

*Segundo a juíza "Ainda há muito espaço a ser conquistado em todas as áreas. A mulher precisa se impor, principalmente, frente à violência doméstica. Temos que nos orgulhar, pois podemos fazer absolutamente tudo o que os homens fazem, em igualdade de condições, e ainda temos a graça divina de poder gerar vidas".

*A secretária Judiciária do Tribunal de Justiça, Eline Gomes da Silva é servidora do TJ há 23 anos. Ela sempre ocupou cargos de direção e diz que nunca encontrou preconceito, segundo ela "tudo depende da forma como nossas atitudes e atividades são conduzidas, a mulher tem conquistado, a cada dia, o espaço que era exclusivo dos homens. Há muitas magistradas, frentistas, motoristas, enfim, tomamos conta do mercado". Eline Gomes cita dois Provérbios para falar da mulher: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido" Pv 12.4 e "O valor da mulher muito excede o de rubis" Pv 31.10.

*Dona Irinéia Batista Paiva é mulher de fibra. Ocupa o cargo de Auxiliar Operacional do Tribunal de Justiça desde 1983. Ela sempre trabalhou no TJ de Rondônia. Prestes a se aposentar, a cearense de Crato, está cheia de vida e fala com orgulho da sua profissão: "Aos 69 anos de idade tenho prazer em trabalhar no Judiciário, só vou me aposentar porque é preciso, mas tenho muita vontade de continuar trabalhando".

*Mulheres como Tânia Guirro, Eline Gomes e Irinéia Paiva são exemplos de coragem e determinação que merecem o reconhecimento de todos. Logo mais, às 17h, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia homenageia as mulheres do Judiciário com uma programação especial. Durante o evento, que acontece no salão de festas da Floricultura Primavera, o presidente do TJ, Desembargador Valter de Oliveira, vai passar uma mensagem para todas as servidoras.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS