Mulheres se destacam e são exemplos de determinação na Justiça do Estado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Secretária Judiciária Eline Gomes: "O valor da mulher muito excede o de rubis, Pv 31.10."
*Dia Internacional da Mulher. Com determinação e ousadia elas vêm conquistando o meio judiciário. O estado de Rondônia possui atualmente duas desembargadoras, 21 juízas e cerca de 900 advogadas (de acordo com dados da OAB). O Tribunal de Justiça de Rondônia possui 1046 servidoras. Destas, 557 estão lotadas na capital e as demais estão distribuídas nas 22 comarcas de Rondônia.
*A juíza Tânia Mara Guirro Baldan é um exemplo de dedicação. Ela será homenageada com o prêmio Destaque Jurídico na modalidade Mobilização do Ano por ter coordenado os trabalhos da Operação Justiça Itinerante na Execução Penas em 2004. Mulher jovem, bonita e competente, ingressou na magistratura de Rondônia em março de 1994. Antes disso tinha preocupação com relação ao preconceito. Mas no exercício da magistratura não encontrou obstáculos por ser mulher.
*Segundo a juíza "Ainda há muito espaço a ser conquistado em todas as áreas. A mulher precisa se impor, principalmente, frente à violência doméstica. Temos que nos orgulhar, pois podemos fazer absolutamente tudo o que os homens fazem, em igualdade de condições, e ainda temos a graça divina de poder gerar vidas".
*A secretária Judiciária do Tribunal de Justiça, Eline Gomes da Silva é servidora do TJ há 23 anos. Ela sempre ocupou cargos de direção e diz que nunca encontrou preconceito, segundo ela "tudo depende da forma como nossas atitudes e atividades são conduzidas, a mulher tem conquistado, a cada dia, o espaço que era exclusivo dos homens. Há muitas magistradas, frentistas, motoristas, enfim, tomamos conta do mercado". Eline Gomes cita dois Provérbios para falar da mulher: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido" Pv 12.4 e "O valor da mulher muito excede o de rubis" Pv 31.10.
*Dona Irinéia Batista Paiva é mulher de fibra. Ocupa o cargo de Auxiliar Operacional do Tribunal de Justiça desde 1983. Ela sempre trabalhou no TJ de Rondônia. Prestes a se aposentar, a cearense de Crato, está cheia de vida e fala com orgulho da sua profissão: "Aos 69 anos de idade tenho prazer em trabalhar no Judiciário, só vou me aposentar porque é preciso, mas tenho muita vontade de continuar trabalhando".
*Mulheres como Tânia Guirro, Eline Gomes e Irinéia Paiva são exemplos de coragem e determinação que merecem o reconhecimento de todos. Logo mais, às 17h, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia homenageia as mulheres do Judiciário com uma programação especial. Durante o evento, que acontece no salão de festas da Floricultura Primavera, o presidente do TJ, Desembargador Valter de Oliveira, vai passar uma mensagem para todas as servidoras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!