Venezuela, Chile, República Dominicana, Porto Rico, México, Cuba, Equador, El Salvador, Argentina, Uruguai, Nicarágua, Peru, Colômbia, Panamá, Guatamala, estudantes de toda a América Latina cantaram animados a possibilidade de uma Sociedade Socialista, pa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*O debate, mediado pelo presidente da UBES, Marcelo Galvão, contou com a presença de Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Aldo Arantes, ex-presidente da UNE, Secretário do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, e Ernesto Fernandez Sanchez, presidente da OCLAE.
*Gustavo Petta, presidente da UNE, enfatizou a importância do evento pela integração latino-americana e falou que o encontro ocorre em uma nova conjuntura, em que é permitida a discussão entre os diferentes povos, democraticamente.
*Aldo Arantes lembrou que o empenho de integrar os povos vem desde o século XVIII e que isso precisa ser cada vez mais aprofundado. O ex-presidente a UNE citou como exemplo o Brasil, que pela primeira vez tem um operário na presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, um fato que marca a história da América Latina. Também falou de Cuba e da liderança de seu presidente Fidel Castro, que vem firmando o socialismo no país.
*Sobre o evento da Bienal da UNE, Arantes afirmou em entrevista ao Rondoniaovivo que a arte e a cultura são instrumentos importantes para levar a integração dos povos latino-americanos, e parabenizou a UNE que atualiza essa experiência por meio de eventos como a Bienal.
*Complementando o tema, o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que esse é um encontro não só nostálgico que lhe permite relembrar o movimento estudantil dos anos 60, mas que também leva a uma reflexão para perspectivas luminosas no futuro. "Não será possível resolver os problemas de nossos países sozinhos. É preciso uma integração com a idéia de que temos que crescer, com democracia política".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!