Uma parceria entre o governo do Estado e a Associação Rondoniense de Combate a Obesidade (Arco) vai beneficiar, somente em Porto Velho, mais de 1300 associados. O trabalho abrangerá, a partir do início do próximo mês de março, consultas, apoio psicológico e métodos alternativos para o emagrecimento. O objetivo é através do serviço diminuir o número de pacientes que recorrem à cirurgia de redução do estomago.
*O governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai apoiar o trabalho da Arco disponibilizando a estrutura da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) e em caso de cirurgia o Hospital Base Ary Pinheiro (HB). O Estado também irá colaborar com equipes multidisciplinares formadas por médicos especialistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
*O Estado também atua no combate a obesidade com o programa de cirurgias para a redução de estômago (Bariátrica). Rondônia é primeiro Estado da região norte a realizar a cirurgia pelo sistema público de saúde. “A administração Ivo Cassol implantou as cirurgias de redução de maneira técnica e responsável e estamos ampliando as ações com mais esta parceria” disse Milton Moreira, secretário da Sesau.
*Os pacientes passam por diferentes fases de tratamento até a realização da cirurgia. As etapas clínicas envolvem palestras para pacientes e familiares, levantamento do histórico de saúde, acompanhamento psicológico e consulta com cirurgião. Também são realizados exames, como por exemplo, de hemograma, hormônios, eletrocardiograma, ultra-sonografia, e bioquímica.
*“Quando o paciente obtiver aprovação de todos os profissionais consultados será, de acordo com a disponibilidade de agendamento, marcada a data da cirurgia. Após a alta hospitalar terá de retornar mensalmente para acompanhamento. Ao final de um ano, se necessário, será avaliado por um cirurgião plástico” explicou Milton Moreira.