UEFA CHAMPIONS LEAGUE: Qual foi a importância de Neymar na corrida de 2015 do Barcelona?

UEFA CHAMPIONS LEAGUE: Qual foi a importância de Neymar na corrida de 2015 do Barcelona?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Amada por alguns, frustrada por outros, a carreira de Neymar certamente foi interessante desde sua mudança do Santos em 2013. O ícone brasileiro, que hoje em dia é tão famoso quanto um jogador de futebol, agora joga pelo Paris Saint-Germain, tendo feito uma mudança recorde mundial do Barcelona cinco anos atrás. 
 
Embora tenha sido um sucesso na França internamente, ganhando tudo o que há para ganhar desde que deixou a Catalunha, ele não conseguiu construir sobre o título da Champions League que conquistou em 2015 - tendo chegado à final mais uma vez em 2020, mas perdendo para o Bayern de Munique por 1x0 em um caso manso. 
 
Este ano pareceu ser o fator de diferença para o PSG. Neymar foi o talismã e voltou com Lionel Messi, com quem havia formado uma formidável parceria no Barcelona, ao lado de Luis Suárez como um trio mortal. Desta vez, Kylian Mbappé foi a parte final do ataque e com 41 gols na Champions League em seu nome, o PSG foi o favorito para o troféu com as Betfair apostas esportivas.
 
No entanto, mais um ano parece ter passado por Neymar. O brasileiro fez 30 anos este ano e apesar de alguns momentos de magia na capital francesa, onde ironicamente a final deste ano é realizada entre Liverpool e Real Madrid, Neymar nunca foi capaz de replicar o sucesso que teve em Barcelona nas noites da Liga dos Campeões. 
 
Por mais especial que tenha sido o retorno de 6-1 contra o PSG, vamos dar uma olhada na campanha de tripla vitória de 2015, que culminou com a vitória em Berlim contra a Juventus pela primeira copa europeia de Neymar. 
 

Pré partida 

 
Para uma equipe tão formidável como a de Luis Enrique, não foi surpresa que a lateral parecesse estar confiante em entrar no jogo. O Barcelona era relativamente experiente na Europa, tendo vencido a final de 2011 com o núcleo do plantel em sua maioria intacto. Neymar estava em sua terceira temporada completa e, tendo já conquistado o título da liga, descreveu a final como o maior jogo de sua vida.
 
"Este é um sonho, um sonho de infância", disse ele. "Estou esperando por isto desde os meus seis ou sete anos de idade. Agora chegou a hora e espero aproveitar este sonho junto com meu time - ganhar uma final da Liga dos Campeões". O troféu está cada vez mais próximo. É uma final com a qual tanto sonhei - este é o melhor momento da minha vida. Espero poder beijar o troféu amanhã".
 

Um início rápido

 
Apesar de a Juventus parecer sólida nas primeiras fases de nocaute, com a experiência de Gianluigi Buffon e Giorgio Chiellini, eles capitularam sob a pressão que Barcelona os colocou sob pressão desde o início. Foram necessários apenas quatro minutos para Ivan Rakitić abrir o placar e a mistura de futebol baseado na posse de bola e perigo nos contra-ataques, - talvez mais versátil do que o time montado por Pep Guardiola - mais gols pareciam estar nos cartões.
 

A resposta perfeita 

 
Tendo ido em um gol à frente no intervalo, a dicas de aposta Betfair para que os catalães levantassem o troféu. Entretanto, uma bola solta caiu para o ex-jogador madrileno Álvaro Morata, que nivelou as coisas e mandou os nervos para o Olympiastadion. Mas a resposta de Neymar foi perfeita e demonstrou porque ele foi capitão do PSG e da Seleção nos anos seguintes. A Copa do Mundo um ano antes mostrou que ele podia ser muito emotivo, mas esta era uma versão composta da estrela mais brilhante do Brasil, e ele estava à disposição para abrir espaço para Messi, cujo tiro foi salvo por Buffon, mas seguido por Suárez para puxar à frente.
 
Tendo tido um gol anulado por uma bola de handebol, Neymar caiu mais fundo para ajudar nas costas, um traço pouco característico que mostrava o quanto a vitória significava. As brasas moribundas do jogo foram dominadas pela Juve, mas a defesa do Barcelona permaneceu resiliente e quando Pedro se soltou, Neymar estava ao seu lado para marcar um terceiro gol de perto. Seu primeiro gol em uma final da Champions League e o suficiente para garantir que ele seja lembrado como um dos melhores atacantes brasileiros a conquistar o troféu mais prestigiado da Europa. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS