Objetivo do curso é incentivar o esporte no município. Rondônia possui poucas atletas na ginástica rítmica.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ginastas e professores de educação física da equipe Estrelas de Rondônia de Porto Velho, trouxeram à Guajará-Mirim-RO uma clínica de iniciação de ginástica rítmica, no último sábado, 3. Objetivo do curso é trazer o esporte para o município.
Para incentivar a prática da ginástica rítmica, a equipe Estrelas de Rondônia chegou em Guajará com a ginasta Maria Eduarda, hexa campeã dos jogos escolares, e uma equipe de profissionais. O curso de iniciação a ginástica rítmica começou no último sábado, 3, no ginásio da escola Simon Bolívar e terminou neste domingo, 4.
-Nós viemos apresentar a clínica de ginástica rítmica aqui para Guajará-Mirim. O objetivo da clínica é mostrar o que é ginástica rítmica, ensinar os movimentos para que tenham mais pessoas trabalhando com a modalidade no estado de Rondônia. O intuito é que apareça a primeira escolinha de ginástica rítmica. Porquê a modalidade já está inserida nos jogos escolares, mas tem cinco municípios no máximo que trabalham e tem poucas meninas participando dos jogos escolares- disse Francimeire Lavareda, professora de educação física.
A ginasta Maria Eduarda também comentou sobre o projeto.
-Eu tô achando muito bom, pelo fato de estar trazendo a ginástica rítmica para outras cidades, porquê antigamente era só em Porto Velho. Eu acho que é bom essa disseminação para outras cidades e outros estados, também. É muito bom sim, pra gente ter uma representatividade fora daqui- disse.
O esporte oferece muitos benefícios a quem pratica, segundo a professora de educação física, Francimeire Lavareda, além melhorar a saúde e o desenvolvimento corporal, a ginástica melhora a disciplina das atletas.
A clínica de iniciação é um curso básico de ginástica rítmica, já que no quesito coreografia é necessário uma árbitra da Confederação Brasileira de Ginástica.
-O curso só demonstra o manejo dos aparelhos e a parte artística que tem que ter. Na coreografia existe a parte das regras e isso já é um outro curso. É um curso de arbitragem, ai tem que vir uma árbitra da CBG para poder ministrar o curso- explica Francimeire.
A ginástica rítmica é um esporte que combina a dança com movimentos coordenados, os praticantes do esporte utilizam: bolas, arcos, fitas, maças e cordas. Durante a apresentação, a atleta precisa combinar movimentos corporais, manuseio de instrumentos e acompanhamento musical.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!