ELEIÇÕES 2024: Bosco Cardoso chama atenção para o aumento da violência contra idosos em RO

Bosco é candidato a vereador em Porto Velho

ELEIÇÕES 2024: Bosco Cardoso chama atenção para o aumento da violência contra idosos em RO

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O jornalista e candidato a vereador em Porto Velho, Bosco Cardoso (Solidariedade), procurou a redação do Site Rondoniaovivo, para trazer um dado alarmante que versa sobre o aumento da violência contra pessoas idosas no Estado de Rondônia.
 
De acordo Com Bosco Cardoso, os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através do Disque 100 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. No primeiro semestre de 2024, foram registradas 478 denúncias de violência contra pessoas idosas e 2.304 violações de direitos em Rondônia.
 
Este número contrasta significativamente com os registros do mesmo período em 2023, que totalizaram 253 denúncias. Só em Porto Velho, foram registradas 217 denúncias e 1.370 violações de direitos, representando 45% do total dos registros de denúncias no Estado.
 
As violações mais comuns neste ano incluem negligência (17,45%), exposição de risco à saúde (14,19%), tortura psicológica (13,15%), maus tratos (11,41%), integridade física e abandono (8,25%), violência patrimonial individual (6,64%), integridade psíquica constrangimento (6,42%), dentre outras.
 
Bosco alerta ainda que muitas das violências pra praticadas contra a pessoa idosa acontece dentro de casa, pois a relação do suspeito com a vítima é muito próxima e, portanto, o suspeito pode ser o companheiro(a), filho(a), irmão(a), neto(a), sobrinho(a), enteado(a), genro/nora, dentre outros. Mas as violações de direitos também podem acontecer em cenários como: órgãos públicos, ônibus, local de trabalho do agressor, estabelecimento de saúde, Instituição de Longa Permanência, estabelecimento comercial, via pública, dentre outros.
 
 
Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:
 
I  –  Autoridade policial (190)
 
II  – Ministério Público
 
III – Conselho Municipal da Pessoa Idosa
 
IV – Conselho Estadual da Pessoa Idosa 
 
V  – Conselho Nacional da Pessoa Idosa 
 
§ 1º Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. 
 
 
PROPOSTAS PARA OS IDOSOS 
 
O jornalista Bosco Cardoso já ocupou diversos cargos públicos e de gestão, incluindo Ouvidor Geral do Estado, Presidente da Rede de Ouvidorias Públicas de Rondônia, Coordenador do Núcleo Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, além de Conselheiro Estadual do Idoso. Como agente público, trabalhou em várias ações que pautam pela ética, integridade, transparência pública e o combate à corrupção no serviço público. 
 
Segue abaixo algumas frentes de ações que o candidato defende para o público idoso, ao mesmo tempo em que ele cobra compromisso e propostas estruturantes de todos os candidatos a prefeito da Capital, que venham de fato a beneficiar a população idosa. 
 
 
1- Implementação de políticas públicas em favor da qualidade de vida das pessoas idosas, com foco na acessibilidade. É fundamental para garantir que eles possam se mover com segurança e independência em suas comunidades. Isso inclui a adaptação do ambiente, o uso de tecnologia assistiva, acessibilidade na arquitetura, ambientes de lazer acessíveis, atenção à saúde e bem-estar dos idosos e inclusão no transporte público.
 
2- Criação de um Centro de Convivência do Idoso - CCI na Zona Sul, considerando que em Porto Velho, só existe um Centro de Convivência para uma população de mais de 48 mil idosos.
 
3- Conclusão do 1° Instituto de Longa Permanência do Idoso de Porto Velho, com as adequações técnicas necessárias para institucionalização de idosos em situação de abandono ou vulnerabilidade. Bosco Cardoso – Jornalista
 
Bosco Cardoso - Jornalista
Direito ao esquecimento
Quem é o culpado pela fumaçona que cobre Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS