ELEIÇÕES 2020: Hildon Chaves emite sinais de que pode ser candidato à reeleição

De hoje até o limite do prazo para as convenções, Hildon tem ainda 27 dias para se decidir se sai ou não

ELEIÇÕES 2020: Hildon Chaves emite sinais de que pode ser candidato à reeleição

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Período eleitoral. Faremos uma pausa na atualização deste canal de 15 de agosto até o final das eleições municipais em atendimento à Lei Eleitoral 9504/1997”. Uma simples consulta ao portal de notícias da Prefeitura de Porto Velho pode se verificar um dos sinais emitidos pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB), de que ele poderá surpreender a todos os adversários, saindo candidato à reeleição. O portal está avisando que o prefeito será candidato e por isso teria que cumprir a legislação eleitoral. De hoje até o limite do prazo para as convenções, Hildon tem ainda 27 dias para se decidir se sai ou não.
 
O que diz a lei, em resumo, é que o prefeito de um município que for sair à reeleição deverá abster-se de participar de inaugurações de obras e outros eventos de promoção de sua candidatura que figure como uso da máquina pública para se beneficiar.
 
Reforço da tese de que Hildon realmente sairá à reeleição. De acordo com o advogado especialista em legislação eleitoral, Juacy Loura Júnior, se Hildon Chaves não fosse sair à reeleição, não precisaria cumprir as restrições descritas na Lei Eleitoral. “Se ele não for candidato, não haverá problema fazer inaugurações porque a lei eleitoral veda a participação de candidato. Art. 77, é proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas. Toda instituição deverá cumprir a lei eleitoral, todavia, alguns dispositivos dela são voltados contra o uso da máquina publica, se o atual gestor não for a reeleição, não se aplica a lei nestes pontos”, disse o especialista.
 
No mínimo Hildon Chaves estaria em dúvida. Ser ou não ser, eis a questão. Pode ser uma estratégia de negar candidatura até o finalzinho do segundo tempo da prorrogação, para não sofrer ataques de adversários. E está funcionando. Nos últimos meses o prefeito tem imprimido ritmo nas obras no município e distritos, sofrendo pouquíssimos ataques dos adversários. Passando a mensagem de que não sairia candidato, Hildon Chaves pode trabalhar com certa tranquilidade, mesmo sob a pandemia do novo coronavírus. Obras e mais obras sendo executadas como se quisesse apenas deixar um legado de realizações para o sucessor. Com destaque para uma obra que será a “menina dos olhos” , a tão sonhada revitalização da EFMM, que marcará a administração Hildon Chaves.
 
As inúmeras idas e vindas de Hildon Chaves enchem de dúvidas adversários e articulistas políticos. Se vai sair ou não à reeleição, o prefeito deve estar guardando a resposta a sete chaves, pois nem os mais íntimos dos amigos e correligionários ousam bater o martelo sobre uma decisão final.
 
Além dos sinais já emitidos de que poderia sair à reeleição, um nome da base de Hildon Chaves foi lançado à prefeitura: Thiago Tezzari, do PSD,  que é presidido por Expedito Netto, filho do cacique Expedito Júnior, um dos mandatários do PSDB, partido do prefeito. Thiago estaria sendo preparado para ser o sucessor de Hildon ou para ser o vice-prefeito? Tezzari que tinha se desincompatibilizado da EMDUR e depois retornado devido às mudanças do calendário eleitoral em função do adiamento das eleições, também imprimiu ritmo forte nos últimos dias, inaugurando iluminação na cidade e até na ponte sobre o rio Madeira, o que lhe valeu o título de “Thiago, o iluminado”.
 
Por último, o prefeito convocou para ontem uma coletiva de imprensa para falar da vitória na justiça sobre a licitação do transporte coletivo e não compareceu, frustrando jornalistas afoitos para saber a decisão final de que sairia ou não à reeleição. Quem compareceu foi o Secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes Nilton Gonçalves Kisner. 
 
Em resumo, o mistério sobre a decisão de Hildon continua, embora as sinalizações demonstrem de que ele vai sim sair à reeleição, tendo como vice, Thiago Tezzari. O que embaralharia de novo a sucessão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS