O documentário de curta-metragem “Explosão Junina – O Amor pela Arte é a Nossa Motivação”, dirigido por João Kerdy e produzido pela Kerdy Produções, foi lançado destacando o poder da arte e da cultura popular como ferramentas de transformação social em Porto Velho. Com roteiro de Solano de Souza Ferreira, a obra tem gênero expositivo e duração aproximada de 15 minutos.
A primeira exibição foi na área social do condomínio popular Santa Bárbara, na noite de sábado (24), onde integrantes e comunidade pode ver na tela grande, o registro em audiovisual da cultura local.
O filme retrata a trajetória da Quadrilha Explosão Junina, formada por moradores do Condomínio Santa Bárbara, localizado na Estrada de Santo Antônio, bairro Triângulo, em Porto Velho. O grupo folclórico se tornou o principal espaço de lazer, integração social e fortalecimento comunitário, envolvendo crianças, jovens e adultos em torno da tradição junina.
O documentário apresenta a história da quadrilha e o contexto de sua criação, narrados por Duda Lello, mulher transgênero que assumiu a presidência do grupo com o objetivo de resgatar a alegria, a autoestima e o sentimento de pertencimento dos moradores do condomínio popular.
A produção acompanha os preparativos, ensaios e apresentações, evidenciando a união entre integrantes e familiares para levar a quadrilha aos palcos mais disputados da cidade. Mesmo sendo um dos grupos mais novos de Porto Velho, a Explosão Junina já alcançou destaque em eventos importantes, especialmente no Arraial Flor do Maracujá, considerado o principal festival junino da região Norte.
A obra reforça a importância sociocultural da quadrilha, defende a manutenção de políticas públicas de incentivo à cultura e evidencia o poder mobilizador da arte como agente de inclusão, transformação social e construção de sonhos dentro da comunidade.
A gestão de Projeto é de Péricles Sobrinho e a gestão de mídia da Carol Terra. O Projeto foi selecionado pelo Edital nº 01/2024/Sejucel-LPG, na Categoria Audiovisual Bolsas para Artes em Vídeo, patrocinado pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo.