Porto Velho se prepara para receber uma obra inédita que une história, dança e emoção. O espetáculo “Operários”, produzido pelo Instituto Território e pela Cia de Dança Tsunami, traz ao palco a memória dos trabalhadores que construíram a lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos maiores símbolos da Amazônia.
A montagem narra, através da dança, a trajetória de homens vindos de diferentes partes do mundo que enfrentaram a selva, a fome, as doenças e até a morte para concretizar essa grandiosa obra. Corpos antes esquecidos pela história se tornam protagonistas, devolvendo voz e reconhecimento a quem ajudou a escrever parte da identidade rondoniense.
O projeto foi contemplado no Edital 08 – Fomento a Execução de Ações Culturais, por meio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, garantindo sua produção e acesso gratuito ao público.
Para o produtor e diretor artístico da Cia Tsunami, Leonardo Lira, o espetáculo vai além do entretenimento:
“Operários é um ato de preservação da nossa memória. Estamos honrando o suor e a história de milhares de trabalhadores que, mesmo diante de tantos desafios, deixaram um legado para Rondônia. Teremos duas apresentações exclusivas para o público antes da estreia oficial, que acontecerá no dia 5 de outubro, às 16h, no Complexo da EFMM, e contará com a participação de um professor de História de Rondônia. Será um momento especial por acontecer no próprio palco histórico dessa narrativa e no mês em que celebramos os 111 anos da criação da cidade de Porto Velho.”
Agenda – “Operários”
05/10 – 16h – Complexo EFMM (Apresentação oficial) - Entrada gratuita
08/11 – 20h – Mercado Cultural (I Edição do Boto Drag) - Entrada gratuita