A chamada é aberta a pesquisadores da USP e de outras universidades brasileiras especialistas na música e na cultura afro-brasileira.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Revista Capa Preta, voltada para a pesquisa de música, arte negra e suas transdisciplinaridades, está com chamada aberta para a submissão de artigos que irão compor a primeira edição da publicação, que deverá ser lançada até o final deste ano de 2024.
O objetivo da revista é divulgar textos sobre a práxis artística preta no Brasil e para além de suas fronteiras. Os artigos devem ter no mínimo 10 mil e no máximo 50 mil palavras e deverão ser enviados até o dia 13 de maio próximo. A chamada é aberta a pesquisadores da USP e de outras universidades brasileiras especialistas na música e na cultura afro-brasileira.
De acordo com Ana Carolina Félix, estudante de pós-graduação no CMU da ECA e integrante do corpo editorial da revista, “é notória a ausência de disciplinas dedicadas ao estudo das culturas afro-brasileiras”. Por esse motivo, segundo ela, é que foi proposta a criação da publicação. “A Revista Capa Preta será dedicada a refletir sobre a contribuição e presença da cultura negra nas artes brasileiras, especialmente na música”, reflete a estudante.
Ana reforça ainda que, “a proposta de criação de um periódico acadêmico voltado ao debate e pesquisa sobre a cultura artístico-musical de origem afro-brasileira parece uma oportunidade de criar e consolidar um núcleo de pesquisa dedicado a essas questões e à reflexão sobre a missão dos cursos de arte em nossa sociedade”.
De acordo com o planejamento da publicação, a Revista Capa Preta deverá ter duas edições por ano e terá como editor responsável o professor Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles, do CMU da ECA e único professor negro do departamento.
Os interessados devem enviar seus artigos para o email revistacapapreta@gmail.com.
Com informações do Jornal da USP.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!