O livro teve tiragem limitada a três mil exemplares distribuídos gratuitamente pela Usina de Santo Antônio.
Foto: Hosana Morais/G1
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre as tantas criações do cartunista Ziraldo, morto neste sábado,06/4, está um livro em que homenageou o Marechal Cândido Rondon, patrono do estado de Rondônia e, oficialmente, Herói da Pátria.
Com texto de Cecília Alves Pinto, a Ciça, Ziraldo lançou em Porto Velho, em 2016, o livro “Rondon – Menino Cândido” destinado ao público infantil e juvenil.
Ziraldo em Porto Velho, em 2016
A diferença da obra de Ziraldo e Ciça em relação a tantas outras biografias de Rondon, é que foi abordada uma fase pouco conhecida da história do sertanista: o tempo em que era menino no Mato Grosso. O livro teve tiragem limitada a três mil exemplares distribuídos gratuitamente pela Usina de Santo Antônio.
A capa do livro de Ziraldo em homenagem a Rondon
Ziraldo, que foi um ícone da cultura brasileira, disse que sempre foi fã de Rondon, pois gostava de História e considerava que: “Rondon está entre os dez maiores brasileiros de todos os tempos”.
Rondon e Roosevelt, segundo Ziraldo
Legado
O desenhista e escritor Ziraldo deixou um grande legado à cultura nacional. Foi criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, além de ter ajudado a fundar o lendário jornal “O Pasquim” e criado peças publicitárias muito conhecidas, como a logomarca da antiga Telerj. Também atuou como jornalista e cartunista em veículos de peso como a revista “O Cruzeiro” e o “Jornal do Brasil”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!