Inscrições encerram dia 25 de janeiro. O Festival será no formato presencial e virtual
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste ano, o 2º Cine RO, que acontece em maio, dá um passo adiante ao introduzir uma mostra específica dedicada a filmes que retratam a rica tapeçaria cultural e a biodiversidade da Amazônia. Esta plataforma única visa destacar as narrativas, assim como a beleza histórica e natural da região, proporcionando aos cineastas amazônicos uma oportunidade de se destacarem no cenário mundial.
Além da mostra específica para filmes amazônicos, o 2º Cine RO apresentará outras mostras virtuais paralelas, abordando temas como representatividade feminina, negritude, questões indígenas, LGBTQIA+, ambientalismo, entre outros. O festival também reconhecerá e premiará talentos excepcionais em diversas categorias.
Na primeira edição, em 2023, se inscreveram 1.416 filmes. “Este ano, a expectativa é que o número seja superior”, afirma cineasta Édier William, produtor do evento, acrescentando que o Festival será um ponto de encontro para o cinema, unindo especialistas de todos os países em um espetáculo visual.
Janela para o mundo
Com uma abordagem híbrida, o festival combinará exibições presenciais e virtuais, tornando as obras acessíveis globalmente através do site festcinero.com e das redes sociais do evento.
“Os cineastas terão a oportunidade de apresentar uma variedade de trabalhos, desde curtas e longas-metragens a clipes musicais e produções experimentais, todos sob o manto da diversidade e expressão artística”, destaca Édier.
Regras
• Elegibilidade: Aberto para filmes produzidos no Brasil ou internacionalmente, desde que em português ou com legendas em português.
• Variedade de Categorias: Curtas de ficção, documentários, animações, experimentais, estudantis, clipes musicais e longas-metragens.
• Padrão de Qualidade: Exigência de resolução mínima de 1920 x 1080p (Full HD).
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do festcinero.com, Festhome.com ou FilmFreeway.com. Uma curadoria especializada avaliará os filmes submetidos, e os selecionados serão notificados e destacados nas redes sociais do festival.
Patrocínio
Esta celebração do cinema é possível graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio da Funcer, produção da Zenital Produções, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil.
Fonte: Assessoria
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!