FUNCULTURAL: Setores artísticos de PVH pedem suspensão de editais da Lei Paulo Gustavo

Classe artística aponta erros nos editais; profissionais de destaque em Rondônia, ganhadores de prêmios nacionais, ficaram de fora

 FUNCULTURAL: Setores artísticos de PVH pedem suspensão de editais da Lei Paulo Gustavo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Equipe da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural)  inabilita e divulga notas zero em projetos de realizadores premiados do setor audiovisual e outras áreas da cultura. Após a verificação de diversos indícios de irregularidades, setores culturais e artistas formalizam pedido de suspensão e cancelamento dos Editais lançados pela Fundação de Cultura do Município de Porto Velho.

“A Funcultural não utilizou os 5% previsto na verba repassada pelo MinC para contratar equipe de acompanhamento e curadoria dos projetos submetidos”, afirma as entidades do segmento da cultura em documento enviado ao Ministério Público Federal (MPF).
 
A cineasta Raíssa Dourado afirma que não tem como aceitar que pessoas sem nenhum conhecimento e formação na área do Audiovisual continuem nesses espaços de poder. “Até quando vamos aceitar isso? Resultado da não escuta da Funcultural pela sociedade, ninguém entendia o edital, nem os mais experientes”, pontua.
 
O cineasta premiado Fabiano Barros também demostra seu descontentamento com a forma como os editais foram analisados. Uma pena ver os profissionais de destaque do audiovisual de Porto Velho fora do edital, uma vez que a lei destina 70% do recurso para essa área. “Vamos continuar sem condições de produzir e, assim, perder a oportunidade de projetar o cinema de Rondônia lá fora, como foi feito com o curta Ela mora Logo ali".
 
A Presidente do Conselho Municipal de Cultura, representante da Dança, Berenice Simão, enfatiza que desde o início da organização da execução da LPG cobrou da Funcultural que utilizasse os recursos previstos na Lei para contratação de curadoria especializada para organização de todo o processo, bem como sempre questionou a falta de clareza no planejamento e nos editais. “Infelizmente, apesar de muito diálogo, a Funcultural não atendeu essas reivindicações”, frisou Berenice.
 

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS