PREMIADO: Documentário rondoniense sobre o povo 'Cinta Larga' será lançado esta semana

É a primeira vez que um projeto rondoniense leva o Prêmio Arte na Escola Cidadã

PREMIADO: Documentário rondoniense sobre o povo  'Cinta Larga' será lançado esta semana

Foto: Divulgação

O lançamento do documentário “De onde vem a cinta do povo Cinta Larga”, da professora Keila Correia, de Espigão do Oeste (RO), acontece nesta quinta-feira, 24,às 19h, no canal do Instituto Arte na Escola (youtube.com/InstitutoArtenaEscola)

 

O filme recebeu o maior prêmio de arte-educação do Brasil, promovido pelo Instituto Arte na Escola. Voltado exclusivamente para professores de Arte do ensino formal, o Prêmio Arte na Escola Cidadã tem um único objetivo: identificar projetos transformadores.Cada projeto vencedor ganha uma bonificação em dinheiro, e um documentário que apresenta as práticas aplicadas em sala de aula e que inspiram tantos outros professores de arte do país.


Localizada na Terra Indígena Roosevelt, a EIEEFM Sertanista Benedito Brígido da Silva é uma escola que tem a missão de manter viva a cultura de um povo. Mesmo que o Português seja pouco usado, pois sua língua materna é o Tupi Mondé, a professora percebeu que muitos estudantes sequer sabiam a origem do nome do próprio povo.

 

Foi então que Keila, junto com a comunidade escolar e os sabedores da aldeia, fomentou o processo de retirada da casca da árvore chamada Imbirema, assom como o processo de pintura -  motivo pelo qual os homens usavam esta cinta.


Toda a comunidade esteve envolvida nesse trabalho, realizando desenhos, pinturas culturais, textos na língua materna e no Português, fazendo registro fotográfico, o processo de retirada e a pintura da cinta.


Prêmio Arte na Escola


No ano de 2022, o Prêmio Arte na Escola Cidadã trabalhou pela primeira vez em sua história com a linguagem teatral, tendo como sua homenageada a artista Roberta Estrela D’Alva, que fez uma apresentação artística de Slam (declamação de poesias ritmadas) durante a Cerimônia do Prêmio. Toda a identidade visual do Prêmio foi inspirada em fragmentos da peça “Antígona Recortada - Contos que Cantam sobre Pousospássaros”, bem como todo o material educativo elaborado pelo IAE para os inscritos no prêmio.

 

O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem a missão de incentivar professores de arte, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar estudantes, cidadãos e comunidades. A premiação é destinada para projetos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta edição do prêmio, os projetos deveriam ter sido realizados nos anos de 2019, 2020 e/ou 2021, em escolas de ensino regular, públicas ou particular
es, de todo o território nacional. Para a realização do prêmio, o Instituto Arte na Escola convoca comissões avaliadoras para selecionar professores de artes que desenvolvem projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança, etc.).

 


Estes documentários são resultado do XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, que tem o objetivo dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento. Este é um projeto do Instituto Arte na Escola (@iartenaescola), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC) e patrocínio da Sky e da Iochpe Maxion.

___

Sobre o Instituto Arte na Escola - Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira, defendendo que a arte é um objeto do saber e que desenvolve nos estudantes habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade. O Instituto promove formação docente continuada através da Rede Arte na Escola; dos cursos online e percursos formativos; produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores, como por exemplo, a Série Novos Artistas da Arte Contemporânea, e o selo Arte na Escola (edição de materiais para educadores e alunos, em parceria com editoras) e é o responsável pela realização do Pr&ecirc ;mio Arte na Escola Cidadã.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS