As primeiras emissoras eram clubes ou sociedades de amigos encantados com a sensacional novidade da comunicação a distância sem a necessidade de fios. Foram elas: a Rádio Clube de Pernambuco e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, Rádio Educadora Paulista, Rádio Sociedade da Bahia e a Ceará Rádio Clube. A Rádio Clube do Brasil (RJ) – a PRA-3, foi a primeira a requerer e ser autorizada pelo Ministério da Viação e Obras Públicas. A partir daí, surgiram emissoras de rádio por todo o Brasil, como a Rádio Clube do Pará, no extremo Norte, e as fronteiriças do Rio Grande do Sul.
OS MICROFONES
Os famosos “galenas” eram pequenos e artesanais receptores de sulfeto de chumbo ao natural, que com uma antena de arame fino captavam vozes e sons vindos pelo ar.
MOSTRA RÁDIO EM MOVIMENTO
Em 2022 a ABERT criou o concurso Mostra Rádio em Movimento, comemorando o centenário do rádio no Brasil e a Semana de Arte Moderna. Cada Estado da Federação recebeu 3 rádios modelo capelinha e escolheu 3 artistas para pintá-los. Em Rondônia, Mikéliton é um dos artistas convidados pela Rede Amazônica para dar vida ao rádio que mais representa estado. Sua obra estará disponível para votação online a partir de 05 a 25 de setembro. Cada finalista estadual terá sua obra exposta em Brasília, no Congresso Brasileiro de Radiodifusão.
“Meu rádio está repleto de significados, mas na sua essência ele homenageia pessoas, pois são os seres humanos que fazem a história e o desenvolvimento de uma nação, de um estado e de uma cidade. Conto a história da “Terra do Eldorado”, como normalmente é chamado o estado de Rondônia, onde pessoas de todo país concorreram as estas terras da floresta e enfrentando sol, chuva, lama e feras construíram suas vidas, uma verdadeira Epopeia e esses destemidos pioneiros merecem ser homenageados.” Fala Mikéliton Alves.
Para conhecer a obra acesse: https://mikeliton.com/mostraradioemmovimento/
Divirta-se! Compartilhe e Lembre-se: em setembro vote EPOPEIA RONDÔNIA – A TERRA DO EUDORADO.