ELIZEU BRAGA : Águas que me Tocam: Último dia do festival mostra relação do poeta e o movimento do rio

ELIZEU BRAGA : Águas que me Tocam: Último dia do festival mostra relação do poeta e o movimento do rio

Foto: Divulgação

O Rio e a Palavra. No quinto e último episódio do Festival Águas que me Tocam, que vai ao ar nesta sexta-feira (10), a íntima relação do poeta e multiartista Elizeu Braga com o movimento das águas barrentas do Rio Madeira dá o tom ao bate-papo sobre a literatura e o poder das palavras no processo de afirmação da identidade beradeira amazônida. O episódio vai ao ar a partir das 20h do horário de Rondônia, pelo YouTube: https://www.youtube.com/juracijunior.

 

Elizeu traz em suas obras um olhar particular sobre a vida ribeirinha, os impactos de grandes obras e ciclos migratórios que atravessam a cidade e tantas vidas, a partir de sua própria vivência, da memória familiar e memória coletiva dos povos das beiras por onde anda. A fumaça das queimadas que encobrem a cidade durante o conhecido verão amazônico, o rio que baixa cada vez mais no período de seca e o mormaço que queima a pele mesmo quando o sol parece inofensivo são retratados em seus poemas e também na performance Mormaço, que será exibida no episódio.

 

 

Em cinco semanas, o Festival Águas que me Tocam mostrou ao público a relação de diversos artistas que, com suas linguagens e formas distintas, retratam como os rios amazônicos atravessam suas vidas e, por consequência, suas obras. “Trazer o rio como personagem principal de um festival que reúne tantas linguagens da arte é um presente para nós, artistas, para o público e, principalmente, para a cidade, que nasce às margens do Madeira e que por vezes acaba esquecendo o rio. É uma alegria poder discutir tudo isso em um festival tão cheio de vida, de poesia e de afeto”, completa Juraci Júnior, um dos criadores do festival.

 

O festival “Águas que me Tocam” conta com direção artística de Juraci Júnior, Val Barbosa e Francis Madson e é realizado pela Casa do Rio Filmes, contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais. lei 14.017/2020 Lei Aldir Blanc.

 

Confira os episódios anteriores:

 

“O Rio e a Música”: https://youtu.be/ch1qr_z0mao 

 

“O Rio e as Memórias”: https://youtu.be/bNQ9L023S5E 

 

“O Rio que se Move em Mim”: https://youtu.be/bLWuTemFxKA

 

“O Rio que me Sustenta”: https://youtu.be/QJLOlBmCGBk

 

10/06

“O Rio e a Palavra”: apresentação do espetáculo “Mormaço/Estiagem”, de Elizeu Braga (RO), poeta, que desponta como um dos principais nomes da literatura nacional Contemporânea.

Direito ao esquecimento

Você acredita que candidatos evangélicos são realmente ungidos de Deus ou são “ungidos” do pastor?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS