“Amigo Secreto” acompanha alguns dos jornalistas por trás da cobertura nos dois anos após as primeiras publicações, quando Brasil entrava em um longo período de turbulências
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No próximo dia 16 de junho chega às salas de cinema o documentário “Amigo Secreto”, da consagrada cineasta Maria Augusta Ramos, que tem em seu catálogo filmes como: “O Processo”, “Juízo” e “Morro dos Prazeres”, todos com brilhante carreira no Brasil e no exterior.
Trata-se, portanto, de uma diretora reconhecida internacionalmente, detentora de prêmio em diversos festivais. “O Processo” estreou na Berlinale e recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço ‘Visions du Reel’, no DocumentaMadrid e no IndieLisboa.
Na mesma pegada - a derrocada política do país desde o golpe de 2016 -, Guta volta ao tema, desta vez para descortinar a entrada do ex-juiz Sergio Moro, em 2019, no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades, que abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises.
Protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, “Amigo Secreto” mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país.
O cinema de Maria Augusta não alivia os personagens, não poupa o espectador da crueza dos fatos que desfilam diante dos seus olhos. Ela frequenta a cena em que eles se desenrolam, fazendo de sua câmera uma testemunha implacável. Guta documenta.
Com “Desi”, ganhou o Prêmio do Público no IDFA - Festival de Doc de Amsterdam. “Justiça”foi premiado como ‘Melhor Filme” no ‘Visions du Reel’, no Taiwan Int. Doc. Fest e no CPH:Dox Copenhagen.
Sua abordagem da realidade brasileira, o foco nos jovens desassistidos que vão parar no sistema prisional levou “Juízo” a ser laureado comoMelhor Filme no One World IFF e o Prêmio Fipresci no DOK Leipzig.
Em “Morro dos Prazeres”, seu olhar recai sobre o trabalho da Polícia, as operações em um dos morros da cidade do Rio de Janeiro e o difícil diálogo entre policiais e a comunidade. O documentário a levou a receberos Prêmios de Melhor Direção, Fotografia e Som no 46o Festival de Brasília. “Futuro Junho” ganhou Melhor Direção no Festival do Rio e Melhor Filme no Janela de Cinema em Recife. Em 2014, a diretora recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra.
Pelo teaser que pode ser visto abaixo, tem-se uma noção do que esperar de mais este longa-metragem de Maria Augusta Ramos. Amigo Secreto”é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers,GebroedersBeetz Filmproduktion, e pelaVitrine Filmes– que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.
Ficha técnica:
Direção e roteiro: Maria Augusta Ramos
Direção de fotografia: Diego Lajst
Som direto: Fernando Akira
Montagem: Karen Akerman
Montagem adicional: Eva Randolph
Direção de produção e pesquisa: Zeca Ferreira
Edição de som e mixagem : Mark Glynne, Tom Bijnen
Finalização e correção de cor: Jan Jaap Kuiper, Michiel Rummens
Produtor executivo: Maria Augusta Ramos, Felipe Lopes, Ilja Roomans
Produtores: Maria Augusta Ramos, Christian Beetz, Ilja Roomans, Silvia Cruz
Uma coprodução: Vitrine Filmes, ZDF in association with ARTE
Uma produção: Nofoco Filmes, GebroedersBeetz Filmproduktion, Docmakers
Patrocínio: IREE, Grupo Prerrogativas
Esse filme teve o apoio de: Netherlands Film Fund e The Netherlands Film Production Incentive
Apoio: Fenae, Trupe do Filme
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!