CINEMA: Documentário 'Amigo Secreto', de Maria Augusta Ramos, traz o avesso da Lava Jato que você desconhece

“Amigo Secreto” acompanha alguns dos jornalistas por trás da cobertura nos dois anos após as primeiras publicações, quando Brasil entrava em um longo período de turbulências

CINEMA: Documentário 'Amigo Secreto', de Maria Augusta Ramos, traz o avesso da Lava Jato que você desconhece

Foto: Divulgação

No próximo dia 16 de junho chega às salas de cinema o documentário “Amigo Secreto”, da consagrada cineasta Maria Augusta Ramos, que tem em seu catálogo filmes como: “O Processo”, “Juízo” e “Morro dos Prazeres”, todos com brilhante carreira no Brasil e no exterior. 

 

Trata-se, portanto, de uma diretora reconhecida internacionalmente, detentora de prêmio em diversos festivais. “O Processo” estreou na Berlinale e recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço ‘Visions du Reel’, no DocumentaMadrid e no IndieLisboa. 

 

Na mesma pegada - a derrocada política do país desde o golpe de 2016 -, Guta volta ao tema, desta vez para descortinar a entrada do ex-juiz Sergio Moro, em 2019, no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades, que abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises.

 

Protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, “Amigo Secreto” mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país. 

 

O cinema de Maria Augusta não alivia os personagens, não poupa o espectador da crueza dos fatos que desfilam diante dos seus olhos. Ela frequenta a cena em que eles se desenrolam, fazendo de sua câmera uma testemunha implacável. Guta documenta. 

 

Com “Desi”, ganhou o Prêmio do Público no IDFA - Festival de Doc de Amsterdam. “Justiça”foi premiado como ‘Melhor Filme” no ‘Visions du Reel’, no Taiwan Int. Doc. Fest e no CPH:Dox Copenhagen. 

 

Sua abordagem da realidade brasileira, o foco nos jovens desassistidos que vão parar no sistema prisional levou “Juízo” a ser laureado comoMelhor Filme no One World IFF e o Prêmio Fipresci no DOK Leipzig. 

 

Em “Morro dos Prazeres”, seu olhar recai sobre o trabalho da Polícia, as operações em um dos morros da cidade do Rio de Janeiro e o difícil diálogo entre policiais e a comunidade. O documentário a levou a receberos Prêmios de Melhor Direção, Fotografia e Som no 46o Festival de Brasília. “Futuro Junho” ganhou Melhor Direção no Festival do Rio e Melhor Filme no Janela de Cinema em Recife. Em 2014, a diretora recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra.

 

Pelo teaser que pode ser visto abaixo, tem-se uma noção do que esperar de mais este longa-metragem de Maria Augusta Ramos. Amigo Secreto”é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers,GebroedersBeetz Filmproduktion, e pelaVitrine Filmes– que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil. 

 

Ficha técnica:

 

Direção e roteiro: Maria Augusta Ramos

 

Direção de fotografia: Diego Lajst

 

Som direto: Fernando Akira

 

Montagem: Karen Akerman

 

Montagem adicional: Eva Randolph

 

Direção de produção e pesquisa: Zeca Ferreira

 

Edição de som e mixagem : Mark Glynne, Tom Bijnen

 

Finalização e correção de cor: Jan Jaap Kuiper, Michiel Rummens

 

Produtor executivo: Maria Augusta Ramos, Felipe Lopes, Ilja Roomans

 

Produtores: Maria Augusta Ramos, Christian Beetz, Ilja Roomans, Silvia Cruz

 

Uma coprodução: Vitrine Filmes, ZDF in association with ARTE 

 

Uma produção: Nofoco Filmes, GebroedersBeetz Filmproduktion, Docmakers

 

Patrocínio: IREE, Grupo Prerrogativas

 

Esse filme teve o apoio de: Netherlands Film Fund e The Netherlands Film Production Incentive

 

Apoio: Fenae, Trupe do Filme

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS