CULTURA: Lenha na Fogueira, por Zékatraca

Circuito Junino começa sexta com Arraial Flor de Cacto

CULTURA: Lenha na Fogueira, por Zékatraca

Foto: Zékatraca

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje começa a 7ª Rondônia Rural Show, a nossa Feira de Negócios que a cada edição se firma mais como uma das melhores do Brasil.

********

 

Agora com o status de Feira Internacional a Rondônia Rural Show segundo seus organizadores deve movimentar mais de 700 Milhões de Reais e deve receber mais de 80 mil visitantes, superando 2017.

********

 

Para a edição 2018, o objetivo principal é aproximar o produtor das novas tecnologias com oportunidade de negócios e disponibilidade de crédito facilitado. Mostrar que é possível melhorar a renda com a adoção de novas tecnologias.

********

 

Os destaques para 7ª Rondônia Rural Show serão a presença de estandes das indústrias de equipamentos e implementos; o caminho da carne, peixe, leite e do café, onde os interessados poderão conferir, de perto, todas as fases de produção, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos. Além disso, terão a disposição o que há de mais moderno em tecnologia rural por meio das exposições e dinâmica com máquinas e implementos.

********

 

A 7ª edição da Rondônia Rural Show acontecerá de 23 a 26 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, localizado na Rodovia Br-364, Km 333, Zona Rural, Ji-Paraná, distante 11 quilômetros do centro de Ji-Paraná sentido Presidente Médici.

********

 

A Feira movimenta não só o comércio de Ji Paraná. Mas, de todos os municípios e cidades em seu entorno. Todos os hotéis de Ji Paraná, Ouro Preto D'Oeste, Presidente Médici e cidades vizinhas estão lotados. Muitos moradores de Ji Paraná alugaram vagas em suas residências para os turistas e empresários que vão participar da Feira.

********

 

Além dos standes que oferecem maquinário de alta tecnologia, o visitante vai apreciar e conhecer, os roteiros turísticos do estado de Rondônia, pois a Setur, está com seu stande montado e técnicos especializados para orientar os visitantes como usufruir das nossas atrações turísticas.

*******

 

O Programa do Artesanato Brasileiro -PAB também montou stande onde os artesãos de Rondônia estarão comercializando suas peças, em geral, confeccionadas com produtos da nossa flora, como semente de açaí, jarina, tucumã, cipó e palhas diversas.

********

 

A Rondônia Rural Show é realmente uma feira de negócios, pois concentra grande público durante todo o dia, sem apresentar nenhuma atração musical ou espetáculos considerados culturais.

*******

 

Aí vem o questionador e pergunta: Qual a diferença da Rondônia Rural Show para o Arraial Flor do Maracujá?

********

 

A diferença amigo, é que a Rondônia Rural Show conta com apoio irrestrito do governo de Rondônia e de empresários de tudo quanto é segmento, inclusive Banqueiros.

********

 

Enquanto o Flor do Maracujá que é considerado um dos maiores eventos folclóricos da região Norte, praticamente não recebe nenhum apoio governamental. As vezes o governo do estado manda colocar as arquibancadas, palco e tendas, mas não disponibiliza um tostão para os grupos montarem suas apresentações.

*******

 

O Arraial Flor do Maracujá é o primo pobre da Rondônia Rural Show. Para esta última, o governo viabiliza tudo, até financiamento de máquina agrícola de última geração.

*******

 

Para os grupos folclóricos, nada! Porém, quem mais divulga o governo é o Arraial Flor do Maracujá, pois durante 14 noites o que mais se ouve, são os locutores anunciando no sistema de som do Arraial, que o evento conta com o apoio do governo de Rondônia, sem que o governo pague um tostão pela publicidade. Ainda tem a cobertura dos canais de televisão que sem querer, divulgam o governo através das imagens dos banner's espalhados pelo Arraial.

*******

Aliás, será que os grupos vão ter condições para se apresentar no Flor do Maracujá este ano?

 

FUNCULTURAL

 

Circuito Junino começa sexta com Arraial Flor de Cacto


 

O Circuito Junino, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Fundação de Cultura, inicia nesta sexta-feira,25, com o Arraial Flor do Cacto, na zona Sul da capital, e encerra no dia 29 de julho, com o Arraial do Orgulho do Madeira, na zona Leste.

Esta é a primeira vez que o Município realiza o circuito. Antes as festas juninas recebiam o apoio da Prefeitura, mas de forma tímida.

“Agora, com essa agenda organizada daremos maior visibilidade a esses festejos populares, promovendo, assim, a cultura e o turismo, gerando emprego e renda”, declarou o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes.

O Município está oferecendo infraestrutura - som, palco, iluminação e banheiros químicos. Ocampo aproveitou para convidar a população para prestigiar esses eventos. "Todos podem participar - são eventos tradicionais, tranquilos e com segurança”, disse.

Em alguns deles, segundo Ocampo, haverá shows musicais, além de comidas típicas que fomentam a cultura dessa época", concluiu.

Programação

Arraial Flor do Cacto - 25/05 a 03/06

2º Arraial Municipal - 02/06

Arraial Flor do Mutum - 08/06 a 10/06

Arraial Arraialeste - 08/06 a 18/06

Arraial da São Tiago Maior - 28/06 a 01/07

7ª Arraial da Amizade - 28/06 a 01/07

Arraial da AFA - 04/07 a 08/07

Arraial do Sertão - 25/07 a 29/07

1º Arraial do Orgulho do Madeira - 18/07 a 22/07

 

Fonte: Comdecom

 

Peça de Chico Buarque no Teatro 1 do Sesc
 

O Club Noir e Cubo Produções apresentam a peça “Leite Derramado”, com texto de Chico Buarque com adaptação, direção e cenografia de Roberto Alvim, nos dias 29 e 30 de maio as 19 horas, no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho.

 

Publicado em 2009 e lançado em dezenas de países, o livro Leite Derramado foi o vencedor dos prêmios mais importantes da Literatura em língua portuguesa: Prêmio BRAVO!, Prêmio JABUTI e Prêmio PORTUGAL TELECOM.

 

Trata-se de uma visão panorâmica de séculos da História do Brasil que termina apontando para a necessidade urgente de reconstruirmos nossos procedimentos éticos em direção a novas possibilidades de ação política não só no Brasil, mas no quadro mundial.

 

Seu protagonista é Eulálio D'Assumpção que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. É o herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa: antepassados aristocratas, avô latifundiário escravagista, pai senador corrupto, neto guerrilheiro, bisneto traficante...

 

Perdulário, alienado e contraditório, está agora completamente falido e se defronta com a precariedade trágica de um sistema construído por uma elite rentista da qual sua família foi parte integrante.

 

A obra propõe uma elaboração estética da singular experiência do TEMPO na história, situando-se numa interzona na qual tudo se transmuta apenas para repetir-se em sua sórdida estrutura autodevoradora: delirando, nos últimos instantes de sua vida, o protagonista é atravessado por eventos cruciais da história do Brasil (como o período escravocrata e a ditadura), em um pandemônio no qual ruem as fronteiras que separam mundo interno e mundo externo, passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, política e mitologia.

 

Ficha Técnica:

Texto Original: Chico Buarque

Adaptação, Direção e Cenografia: Roberto Alvim

Elenco: Juliana Galdino, Luiz Otvavio Vizzon, Filipe Ribeiro,

Taynã Marquezone, Caio D’aguilar, Lenon Sebastian,

Luis Fernando Pasquarelli e Nathalia Manocchio

Trilha Sonora Original: Vladimir Safatle

Iluminação: Domingos Quintiliano

Figurinos: João Pimenta

Desenho de Som: LP Daniel

Cenotecnia e Adereços: Fernando Brettas

Programação Visual: Vicka Suarez

Fotos e Vídeos: Edson Kumasaka

Crítico Interno: Welington Andrade

Assessoria de Imprensa: Daniela Bustos, Beth Gallo e Thaís Peres - Morente Forte Comunicações

Assistente de Direção: Steffi Braucks

Técnico de som e Microfonista: Dug Monteiro

Técnico de luz: Luiz Vaz Junior

Direção de Palco: Alex Peixoto

Produção: Dani Angelotti (Cubo Produções)

Realização: Cia. Club Noir e Cubo Produções

Produção Local: Selma Pavanelli.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS