O governo do Estado através da secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), destinou recursos na ordem de R$ 600 mil para a Federação de Quadrilhas, Bois Bumbas e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), responsável pela redistribuição entre os grupos.
Segundo o presidente da Federon, Silforni Silva, 60% do valor é destinado às quadrilhas e 40% para os bois bumbas. Do valor destinado para cada categoria 80% vai para a quadrilha adulta e 20% para a mirim. O mesmo percentual vale para os bois bumbas. De acordo com a Secel o recurso esta pronto para ser liberado, aguardando apenas alguns documentos por parte da federação.
O Arraial Flor do Maracujá irá ser realizado no Parque dos Tanques e terá a participação de 32 grupos folclóricos, sendo 23 quadrilhas, 14 adultas e nove mirins e nove bois bumbas, sendo seis adultos e três mirins.
A gerente de Cultura da Secel, Bebel Silva, o presidente da Federon, Silforni e o secretário, Emanoel Neri estarão definindo na tarde desta segunda-feira o cronograma de apresentação dos grupos durante o arraial. Ano passado a quadrilha adulta A Roça é Nossa foi à campeã com 413,9 pontos; a quadrilha mirim a conquistar o título foi a Rádio Farol que somou 405,4 pontos. Na categoria Boi Bumba A Nação Corre Campo foi o vencedor de 2011, com 640,2 pontos e o mirim foi o Boi Brilhantinho com 623,6 pontos.
Esse ano a disputa promete ser ainda mais acirrada e quem vai ganhar com isso com certeza será o público que terá a oportunidade de assistir uma das maiores festas folclóricas da região norte do país. A abertura do 31° Arraial Flor do Maracujá esta prevista para começar a partir das 20h da próxima sexta-feira.
História do Arraial Flor do Maracujá
O Arraial Flor do Maracujá é uma junção de duas atividades culturais, a mostra e o arraial. A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que completa 31 anos e o Arraial 30 anos de existência. A primeira mostra folclórica foi realizada pela prefeitura de Porto Velho em 1981, depois o Estado assumiu a realização da festa que continua até os dias de hoje.