DESPREPARO: Figuras públicas de RO e AM afirmam que queimadas poderiam ter sido evitadas

Fumaça que invade região tem provocado transtornos em vários estados

DESPREPARO: Figuras públicas de RO e AM afirmam que queimadas poderiam ter sido evitadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A fumaça que está invadindo Porto Velho e Manaus (AM), resultado das queimadas em todos os estados da região Norte, gerou uma onda de críticas direcionadas aos governadores dessas regiões. 
 
Em Rondônia, o promotor de Justiça Pablo Hernandez, durante uma reunião no Ministério Público Estadual no início desta semana, descreveu a situação dos incêndios como consequência de uma "falta de planejamento prévio". 
 
O coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultura e Artístico (Gaema), Pablo Hernandez Viscardi, reconheceu que houve um esforço antecipado por parte dos envolvidos, mas considerou-o insuficiente. 
 
"Houve um planejamento prévio por parte do MP, do estado e dos municípios. No entanto, devido a vários fatores e à deficiência das ações, não conseguimos conter o grande número de incêndios que ocorreram em Rondônia", afirmou.
 
Se o planejamento inadequado já causou desastres, como o fogo que atingiu reservas estaduais, incluindo a Soldado da Borracha, a fumaça que encobre as capitais de Rondônia e Amazonas fez com que essas cidades voltassem a ser consideradas entre as com a pior qualidade do ar na América Latina. 
 
Nesse contexto, diversas instituições acusam de omissão tanto o governador Wilson Lima (União Brasil/AM) quanto o Governo Federal.
Em Rondônia, a fumaça se intensificou com a das queimadas no sul do Amazonas, área considerada o epicentro dos crimes ambientais contra a Amazônia no estado vizinho. 
 
Em entrevista ao site A Crítica, Jane Crespo, presidente do Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente, tentou minimizar a responsabilidade do governo estadual, apontando as queimadas ao redor das terras indígenas como a principal causa do problema. 
 
"A falta de preparo para lidar com as queimadas próximas às terras indígenas é um grande problema", concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS