O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relembrou neste domingo (09), via Twitter, a inauguração da Ponte do Abunã, localizada em Porto Velho (RO), na região do Distrito do Abunã. A obra teve início no Governo Dilma Rousseff (PT), passou pelo Governo Michel Temer (MDB) e finalizou no Governo Bolsonaro.
“Após mais de 20 anos, inaugurada ponte que conecta os estados de Rondônia e Acre durante a Gestão Jair Bolsonaro”, diz a legenda da publicação de um vídeo na rede social do ex-presidente.
Na postagem, Bolsonaro insinua que a ponte que liga o Acre ao restante do Brasil, pela BR-364, foi construída somente na sua gestão. O que não aconteceu. Na realidade, a obra passou por três governos, com duração de sete anos e não com 20 anos como publicou.
Aprofundado ainda mais os números, de 2014 a 2015 o consórcio responsável por erguer a ponte havia cumprido 36,04%. Até 2016, a execução chegou a 52,3%. Até 2018, cerca de 84,07%. Desde que Bolsonaro assumiu a presidência da República, o governo executou o restante, com a conclusão e respectiva inauguração no dia 07 de maio de 2021.
Na mesma postagem, internautas chamaram atenção do ex-presidente sobre o assunto, porém, ele ignorou o alerta da Fake News. “Embora tenha sido inaugurada durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2021, a construção da Ponte do Abunã começou em 2014, ainda no governo Dilma Rousseff (PT)”, escreveu um internauta.