Lula pede à Justiça para não ser preso na Lava Jato
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O ex-presidente Luiz InácioLula da Silva entrou com pedido na JustiçaFederal do Paraná na última quarta-feira (24) para não ser preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, caso o juiz Sérgio Moro
tome uma decisão neste sentido, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
O pedido é um habeas corpus preventivo e foi feito às 16h20 (horário de Brasília) de quarta-feira, referindo-se a um possível pedido de prisão preventiva. A assessoria de imprensa do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) confirmou.
Entre os assuntos relacionados no pedido, constam "lavagem" ou ocultação de bens, direitos ou valores oriundos de corrupção e "prisão preventiva".
O InfoMoney acessou o pedido, de número 50236614620154040000. Segue abaixo a imagem. O pedido pode ser acessado aqui:
No sábado, uma matéria da Folha destacou que o ex-presidente teria dito a aliados que as prisões dos presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez são demonstrações de que ele será o próximo alvo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
De acordo com o jornal, Lula teria reclamado que, agora que é ex-presidente, não tem mais direito a foro privilegiado. A Operação Lava Jato investiga um esquema de cartel para vencer licitações de obras superfaturadas da Petrobras (PETR3; PETR4). Desde o fim de 2014, a informação, que circula no meio empresarial e entre políticos, era de que se Marcelo Odebrecht fosse preso, ele ''não cairia sozinho".
Nas conversas, Lula teria reclamado sobre o comando de Dilma Rousseff na repercussão das prisões, no que chamou de inércia da presidente para contenção de danos, enquanto teria se queixado da atuação do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que teria convencido Dilma a minimizar o impacto político da operação.
Cabe lembrar que um dos presos na Operação na última sexta-feira foi o diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, que acompanhava Lula nas viagens patrocinadas pela empreiteira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!