*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir em fevereiro os 27 governadores para discutir as principais necessidades de cada região que terão prioridade em seu segundo mandato. Segundo o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), o governo vai seguir as sugestões dos governadores já discutidas em reuniões regionais.
*Tarso citou como exemplo a região Sudeste, que definiu na semana passada o tema da segurança pública como prioridade para os próximos quatro anos. "Esta pauta é acolhida pelo governo federal. Estas reunião são importantes porque trazem uma pauta específica, não apenas para o Estado, mas para a região, e isso nos ajuda a definir prioridades."
*O ministro disse que a reforma tributária também será tema do encontro entre Lula e os governadores, assim como as relações entre os Estados e o governo federal. A expectativa é que os governadores apresentem ao presidente uma das principais demandas estaduais que é renegociação das dívidas das unidades federativas com o Executivo.
*Desde que assumiu o segundo governo, Lula vem se reunindo com governadores individualmente, mas ainda não colocou em pauta a renegociação das dívidas, como esperam os representantes das unidades federativas.
*O presidente Lula continua em férias, descansando no Guarujá, no litoral de São Paulo, e deve retornar ao trabalho na próxima segunda-feira. Mesmo de férias, ele tem se mantido informado sobre as reuniões regionais de governadores e as articulações do governo para a sucessão no comando da Câmara dos Deputados.
*Hoje, os governadores do Nordeste estão reunidos no Rio Grande do Norte para definir as principais necessidades da região.