Votação da CPMF e escolha do novo presidente do Senado confirmadas para quarta-feira

Votação da CPMF e escolha do novo presidente do Senado confirmadas para quarta-feira

Votação da CPMF e escolha do novo presidente do Senado confirmadas para quarta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), decidiu manter nesta quarta-feira (12), as eleições para a escolha do novo presidente da Casa. Em reunião com os líderes partidários, Viana também decidiu que a votação da proposta de prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) também ocorrerá amanhã --logo após a escolha do novo presidente do Senado. Viana explicou que, na sessão desta tarde, a base aliada do governo já vai dar início ao processo de votação da CPMF, com o encaminhamento da matéria e as discussões sobre o "imposto do cheque" --para que na quarta-feira ocorra somente a votação da proposta. "Se depender de mim, a CPMF vai ser encaminhada e votada hoje, mas o governo tem o recurso de reduzir o quórum, o que pode adiar para amanhã", disse o petista. Após o encaminhamento da votação, a base aliada do governo vai esvaziar o plenário do Senado com o objetivo de empurrar a votação da CPMF para amanhã. O Palácio do Planalto ainda não conseguiu reunir os 49 votos necessários para garantir a prorrogação do "imposto do cheque", por isso vai aproveitar mais 24 horas nas articulações em busca de votos. Os governistas também querem assegurar as presenças dos senadores Roseana Sarney (PMDB-MA) e Flavio Arns (PT-PR) no plenário, já que os dois pretendem retornar à Casa Legislativa após tratamento de saúde. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reconheceu que não pode abrir mão de dois votos favoráveis ao "imposto do cheque" porque avalia que terá o apoio de 50 parlamentares à prorrogação da CPMF --um voto a mais que o mínimo necessário. Viana disse que o regimento interno do Senado assegura a redução de quórum (número de senadores presentes) como forma de obstruir a votação da CPMF. "É claro que o recurso da obstrução está assegurado pelo regimento. A oposição avisou que fará a defesa da votação esta tarde, mas o governo tem todas as condições de reunir 49 votos e votá-la hoje e amanhã", disse o petista. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) admitiu que o prazo mais largo de negociações será fundamental para que o governo reúna votos pró-CPMF. "Acho importante que o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] possa dialogar com os senadores da base. Falta tempo para votar e estão faltando votos", afirmou. *VEJA TAMBÉM: * Pauta trancada na Câmara Federal aguarda votação da CPMF no Senado que ainda está em suspense * Cassol defende em Brasília que toda CPMF vá para Saúde
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS