Já está em vigor, desde o último dia 03 de março, a
Portaria número 120/2022, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), que institui o calendário oficial de declaração obrigatória de rebanhos de interesse da defesa sanitária animal em toda a extensão territorial do estado de Rondônia, para o ano de 2022.
Como já é de costume, as campanhas de declaração serão semestrais, nos meses de maio e de novembro. A primeira campanha acontece no período de 01 a 31 de maio. A segunda etapa será de 01 a 30 de novembro. De acordo com a portaria, a declaração deve incluir todo o rebanho, independentemente de faixa etária e sexo.
A portaria oficializa a obrigatoriedade do Estado em demonstrar dados cadastrais atualizados dos rebanhos, em atendimento às demandas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), “sobretudo para a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional”, explica o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.
Em meados de abril, a Agência intensificará a divulgação do prazo de declaração para a primeira etapa, informando como e onde o produtor poderá fazer a atualização cadastral dos animais.