Junho e julho são os meses em que as escolas ficam vazias. Durante as férias do meio do ano, os pirralhos voltam a ocupar um espaço perpétuo no sofá da sala, exercendo o poder nato e ditatorial da menoridade sob o controle remoto da televisão.
Enquanto os pequenos recebem a alegria que acompanha o poder de ficar em casa com os pés levantados, os pais - que também têm a rotina alterada - agora tem que encarar uma dura realidade: o desafio de se reaproximar de suas proles.
Foi-se a época das colônias de férias. Os filhos, agora com a desculpa que não tem aula amanhã, aproveitam o tempo para ficarem enfurnados nos quartos, atracados aos celulares, controles de videogame ou computadores.
Alguns dos pimpolhos - em maioria, adolescentes espinhentos com a testa de Choquito - preferem passar os dias batendo pernas em shopping centers. Um grande perigo para o bolso dos pais, que infelizmente não podem bancar o bel prazer de ir a um cinema que cobra mais de R$50,00 por sessão.
Pensando nisso, o
Rondoniaovivo apresenta em seguida alternativas para curtir as férias da escola longe das telas, distante de gastos desenfreados e mais perto de opções leves e sadias.
Sonora Brasil - ‘Cultura bantu’
Gratuito, o Sonora Brasil é realizado pelo Sesc Rondônia. O evento acontece de 12/07 a 14/07 e reúne apresentações, rodas de conversa e oficinas. A edição deste ano tem ênfase nas sonoridades africanas contemporâneas e tradicionais.
O Sonora é uma parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro.
A programação completa inclui oficina de produção de Xerequê, e apresentação do Afrobatuques - ‘Asè Zambi’
Confira a programação completa no Instagram do Sesc (
@sesc_ro).
FOTO: Reprodução do Instagram
Piquenique no Parque Natural
O Parque Natural é uma ótima forma de introduzir os pequenos ao meio ambiente.
A infraestrutura conta com um vasto espaço para fazer piqueniques. O parque também tem museu, que abriga dezenas de exemplares conservados da fauna e flora amazônica, opções de trilha guiada com caminho de palafita e viveiro.
O parque natural funciona de terça a domingo, das 08:00 às 17:00.
FOTO: Reprodução da Prefeitura de Porto Velho
Passeio de pedalinho - Vila Teotônio
A Vila de Teotônio é conhecida por suas praias de água doce e paisagens naturais, mas também é um ponto atrativo para aqueles que adoram uma pescaria. A culinária local também é sensação entre os visitantes, que podem se deliciar com peixes de água doce fritos ou assados na hora.
Recentemente, os passeios de pedalinho e caiaque na Vila de Teotônio foram reativados. É um ótimo roteiro para curtir com as crianças que, em contato com a natureza, podem desfrutar da beleza do Rio Madeira.
Recentemente, uma nova estrada de acesso à comunidade foi entregue, reduzindo o percurso em 12 km e consequentemente diminuindo o tempo de viagem. Para chegar até a vila partindo do centro de Porto Velho, são cerca de 30 quilômetros de viagem, numa viagem de 40 minutos de duração - então, é preciso se programar com antecedência
FOTO: Reprodução ilustrativa
Memorial Rondon
O Memorial Rondon é um grande complexo que abriga o Centro Cultural Indígena e uma réplica fiel de uma oca, a moradia dos povos originários brasileiros.
Com uma ótima curadoria, o Centro Cultural tem um excelente acervo com mais de 500 peças que recontam a história do Marechal Cândido Rondon e do antigo Território do Guaporé, que antecedeu o estado de Rondônia.
O Memorial Rondon consegue unir a diversão com o aprendizado.
FOTO: Reprodução do GOV. de RO / Daiane Mendonça
Memorial Jorge Teixeira
O Memorial Jorge Teixeira é pouco visitado quando comparado aos outros museus de Porto Velho, entretanto, o espaço é excelente em sua curadoria.
Extremamente informativo e sensorial, o Memorial está instalado no antigo Casarão dos Ingleses, que foi a residência do primeiro governador do Estado de Rondônia.
O local abriga acervos riquíssimos, como o acervo pessoal e de trabalho de Jorge Teixeira com exposição permanente de fotos, documentos e jornais, além dos objetos pessoais dos anos de 1979 a 1985, período de estruturação e criação do Território Federal de Rondônia.
O Memorial Jorge Teixeira fica localizado na Rua José do Patrocínio, nº 501 – Centro.
Aberto para visitação de Segunda a Sexta-feira, das 08:00h às 12:00h.
FOTO: Reprodução