CAMINHAR: Conheça as principais trilhas brasileiras para aproveitar a estação

País conta com sete trilhas inseridas no RedeTrilhas, iniciativa governamental para o desenvolvimento de roteiros turísticos sustentáveis

CAMINHAR: Conheça as principais trilhas brasileiras para aproveitar a estação

Foto: MTur

Nem só de sol e praia vive o turista no verão brasileiro. Rodeado de parques naturais, o Brasil possui uma diversidade de trilhas que podem ser uma opção a ser aproveitada durante esta temporada, considerada a mais quente do ano. Com o auxílio da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas), instituída pelos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os viajantes podem desfrutar da experiências turística conectada às paisagens e aos ecossistemas do país - seja por meio terrestre ou aquático e o melhor, com sinalização e segurança

 

Ao todo, sete trilhas já aderiram à iniciativa federal reunindo cerca de 2 mil km de percursos de longo curso aptas a serem percorridas por turistas nacionais e estrangeiros, já que contam com sinalização, pontos de interesse turístico, locais para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio. São elas:

 

CAMINHOS DA SERRA DO MAR - Localizada no Rio de Janeiro, a trilha percorre os municípios fluminenses de Magé, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Friburgo e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a área de Proteção Ambiental de Petrópolis. Durante todo o percurso, o destaque são os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica. A trilha é ideal para a prática de montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer.

 

 

 

ROTA DOS PIONEIROS - Primeira trilha de longo curso aquática inserida no RedeTrilhas, a trilha possui extensão de 381 quilômetros que cortam os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A previsão de que a trilha possa ser concluída em 20 pernoites, por meio da canoagem, caminhada ou bike. O percurso da Rota dos Pioneiros foi pensado para oferecer a melhor experiência ao aventureiro e passa pelos trechos mais seguros, com menor movimento de embarcações, por pontos de apoio e pelos principais atrativos: parques, praias, canais estreitos, paredões de arenito, etc.

 

 

 

TRILHA DOS CANYONS - Situado no Rio Grande do Sul, o percurso, que possui extensão de 127 quilômetros, pode ser feito a pé ou de bicicleta em até cinco dias. Passa por diversos municípios do litoral norte gaúcho, abrangendo as cidades de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Itati. O principal objetivo da trilha é favorecer a conservação ambiental na zona de amortecimento do Parque Nacional de Aparados da Serra, integrando diversas comunidades e desenvolvendo turismo ao longo dessas localidades.
 
 
 
 
 
TRILHA SUCUPIRA - No coração do Brasil, a Trilha Sucupira é uma ótima opção para os turistas de Brasília (DF). Com cerca de 36 km de extensão, o trajeto é um dos maiores que percorrem a capital federal. Na trilha, os visitantes podem ter contato direto com atrativos e espécies nativas do Cerrado. A Floresta Nacional de Brasília, situada a menos de 30 minutos do centro da capital, é a unidade de conservação com a maior quilometragem de trilhas de mountain bike sinalizadas do país.
 
 
 
 
TRILHA TRANSMANTIQUEIRA - Os visitantes dos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais também podem aproveitar as belezas naturais desta trilha. Com cerca de 1.200 km de extensão, a Transmantiqueira inicia-se na cidade de São Paulo (SP), chegando a diversos municípios da região. Por um lado, o caminho passa pelo Parque Estadual da Cantareira e cruza dezenas de unidades de conservação até chegar na cidade mineira de Aiuruoca. Do lado oeste, a trilha adentra o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, e termina na famosa Janela do Céu, um dos pontos mais altos do local. Já ao norte, o percurso segue até o município de Itumirim (MG), passando antes pela Chapada das Perdizes e por Carrancas.
 
 
 
 
 
TRANSCARIOCA – A trilha cruza a cidade do Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Entre os pontos de interesse dos turistas estão os mirantes para inúmeros atrativos da cidade, como o Corcovado e Copacabana. A trilha pode ser percorrida na sua integralidade ou em partes, de acordo com o interesse, aptidão e disponibilidade de tempo dos visitantes. Atualmente, nove unidades de conservação estão interligadas pelo percursos, como o Parque Natural Municipal de Grumari, o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca.
 
 
 
 
CAMINHOS DE CORA CORALINA - Com 333 km de extensão, o percurso passa por diversas cidades históricas do estado de Goiás, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. A trilha de longo curso, idealizada em 2013, encanta os turistas com muita natureza, povoados locais e diversos atrativos para os adeptos do ecoturismo. O caminho surgiu com o propósito de interligar os municípios, fazendas e atrações da região. Tudo isso é percorrido por antigos caminhos, numa expedição turística para ser aproveitada pelos viajantes caminhando ou pedalando.
 
 
 
 
CUIDADOS AO FREQUENTAR – Apesar de ser conhecido pelo sol e calor, o verão brasileiro também conta com chuvas e precipitações. Para evitar acidentes durante o passeio é importante seguir dicas simples de segurança e prestar atenção na previsão do tempo. Como a época é também de chuvas, pedras e caminhos tendem a ficar mais escorregadios. Além disso, a precipitação nas cabeceiras e nascentes de rios pode provocar aumento repentino do fluxo, as chamadas trombas d'água.
 
 
Um dos erros ao frequentar esses locais pela primeira vez é ir sozinho ou, quando em grupo, dispensar o guia. Essas opções aumentam o risco de se perder no caminho ou de escolher uma trilha perigosa. O ideal é sempre fazer o passeio em, no mínimo, duas pessoas. Além disso, é fundamental levar os aparelhos celulares completamente carregados. Somente um deve ficar ligado por vez, e o outro, só após o primeiro descarregar a bateria. Ainda que na cachoeira não haja sinal, em caso de acidente é possível voltar ao ponto coberto por antenas e ligar para o resgate.
 
 
REDETRILHAS - Para aderir à RedeTrilhas, os interessados devem apresentar propostas para a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, cabendo à análise ao MMA, MTur e ICMBio. Os trechos adicionais deverão seguir padrões da RedeTrilhas de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS