VIAJAR: Bolonha na Itália é a província com maior qualidade de vida

Ranking é divulgado pelo jornal 'Il Sole 24 Ore' e o levantamento é realizado anualmente se baseando em dezenas de indicadores dividivos por seis áreas

VIAJAR: Bolonha na Itália é a província com maior qualidade de vida

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Bolonha , no norte da Itália , é a província com maior qualidade de vida no país, de acordo com ranking divulgado nesta segunda-feira (12) pelo jornal de economia Il Sole 24 Ore.
 
O levantamento é realizado anualmente e se baseia em dezenas de indicadores divididos por seis áreas: riqueza e consumo; negócios e trabalho; demografia e sociedade; meio ambiente e serviços; justiça e segurança; e cultura e tempo livre.
 
Sexta colocada em 2021 ,  Bolonha alcançou a liderança do ranking em 2022, seguida por Bolzano, no extremo-norte, e Florença, no centro-norte.
 
A parte setentrional da Itália, aliás, domina o topo da classificação, com Siena, Trento, Aosta, Trieste, Milão, Parma e Pisa completando o top 10.
 
Já as 10 províncias com pior qualidade de vida, de um total de 107, ficam todas no sul do país: Nápoles, Caserta, Enna, Taranto, Reggio Calabria, Vibo Valentia, Foggia, Caltanissetta, Isernia e Crotone, que fecha o ranking.
 
De acordo com Il Sole 24 Ore, Bolonha é líder na categoria "demografia e sociedade", que avalia indicadores como qualidade de vida das mulheres, tempo de estudo, expectativa de vida, natalidade e até casos de Covid-19, e segunda colocada em "riqueza e consumo", que contempla preço médio de imóveis, inflação, aposentadoria média, despesas das famílias, entre outros.
 
Por outro lado, a província é apenas a 95ª quando o assunto é "justiça e segurança", com destaque negativo para total de delitos denunciados (104ª) e roubos (102ª).
 
Os líderes das outras cinco categorias em que Bolonha não está em primeiro lugar são Belluno (riqueza e consumo), Milão  (negócios e trabalho), Oristano (justiça e segurança), Pisa (meio ambiente e serviços) e Florença (cultura e tempo livre).
 
Dessas, apenas Oristano, na Sardenha, não fica na metade setentrional da Itália.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS