TURISMO: Ministério apoiará a realização de lives sobre inovações no setor

Transmissões serão realizadas pela startup Smart Tour Brasil a partir do mês de março no perfil oficial da empresa no Instagram

TURISMO: Ministério apoiará a realização de lives sobre inovações no setor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estimular a inovação no país é fundamental para impulsionar a recuperação e o desenvolvimento do setor de Turismo no país, sobretudo, no cenário pós-pandemia. Neste contexto, com apoio dos ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Câmara do Turismo 4.0, a Smart Tour Brasil – startup que atua na área de tecnologia – promoverá, a partir do próximo mês, uma série de lives semanais que buscam dar visibilidade às iniciativas já existentes no país e inspirar novas ações de transformação do setor.
 
“A pandemia de Covid-19 impactou de forma consistente o setor de Turismo e exigiu que o setor se readaptasse, se reinventasse. Para garantir a retomada das nossas atividades, de forma segura e responsável, com a oferta de experiências ainda melhores aos nossos visitantes, o Ministério do Turismo tem buscado, dia após dia, soluções inovadoras para turistas, empresários e para destinos turísticos”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
 
Empreendedores, profissionais e gestores do setor de todo o país que queiram apresentar e divulgar iniciativas podem se inscrever AQUI e participar das transmissões. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. A ideia é que estas ações ganhem projeção nacional e reforcem a importância de inovações tecnológicas no setor de Turismo. As transmissões serão feitas no perfil do Instagram da startup.
 
A CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, explica que as transmissões serão focadas em reconhecer e valorizar a criatividade e inovação em todas as esferas de governo, acadêmicas, startups e empresas. “Vamos promover um bate-papo com os responsáveis por essas iniciativas selecionadas, que apresentarão seus projetos, desafios e benefícios de sua implementação. Nossa expectativa é que participem também nomes referências do turismo brasileiro para agregar diferentes visões sobre os projetos”, complementou.
 
OUTRAS AÇÕES – Com foco na inovação, o Ministério do Turismo lançou em 2021 o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), que busca tornar cidades em destinos mais competitivos, inovadores, sustentáveis, acessíveis e seguros. Dez cidades brasileiras participam da iniciativa: Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).
 
A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Este acordo tornou possível ainda a formação da Câmara de Turismo 4.0, fórum que se reúne periodicamente para discutir e auxiliar na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento de ações que buscam fornecer soluções tecnológicas e a transformação de cidades em destinos turísticos inteligentes.
 
Como resultado destes trabalhos, foi aberta ainda uma consulta pública para definir a Estratégia Nacional de Inovação em Turismo, que norteará ações entre governo, academia e sociedade civil.
 
Ainda no campo da inovação, cabe registrar a realização do Desafio Turistech Brasil, que integra uma colaboração entre o Ministério do Turismo e o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo -, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Já em sua segunda edição, o desafio buscou estimular a inovação em turismo no Brasil e melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital de organizações públicas e privadas da área.
 
SMART TOUR - É uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Em 2019, as iniciativas da Smart Tour na categoria ‘Tecnologia e Turismo’ fizeram da empresa uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT).
 
Já em 2020, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo e o Wakalua, que reconheceu soluções voltadas à retomada do setor. E, no ano passado, foi escolhida para representar startups de turismo na Câmara de Turismo 4.0.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS