Inovações e culturas de diversos locais do planeta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Há um ditado que diz que a Califórnia está anos à frente dos Estados Unidos — para o bem ou para o mal. Isso serve para a economia, a maconha, os problemas ecológicos, a crise de opioides. Até para a política. Eles tiveram Ronald Reagan e Arnold Schwarzenegger como governadores antes de ser “modinha” ter republicanos famosos em eleições. E onde isso fica mais nítido é em São Francisco, onde a inovação é tão natural quanto o frio vento que insiste em soprar no local todo o ano.
1. A cidade que ficou famosa pela vanguarda dos direitos dos gays hoje é a nova fronteira tecnológica. Castro, o bairro que esteve no epicentro da luta dos homossexuais, ainda inspira as pessoas. Visitar o Twin Peaks Tavern — o primeiro bar para homossexuais a abrir suas cortinas e permitir o contato com o mundo exterior pelas janelas — é fundamental no bairro, onde surgiram a Pride Parade e a bandeira do arco-íris. Esta cultura e este engajamento hoje convivem com locais onde é possível sacar bitcoins em caixas eletrônicos, tomar um café preparado por um robô e frequentar os jardins do Yerba Buena Center, onde a Apple anuncia seus aguardados lançamentos.
2. Atravessar a Golden Gate é indispensável na primeira visita à cidade, assim como andar nos bondinhos e nas curvas da Lombard Street, ladeira cheia de ziguezagues. Mas as pessoas também saem da cidade para visisitar sedes de empresas como Google, Apple e Facebook, na região de São José.
3. Se o passeio pelo Fisherman’s Wharf já foi aposta certa para comer bem, hoje já não é mais unanimidade. Com mais turistas que leões-marinhos em frente ao píer, a região perdeu o charme. A opção por ali agora é a Ghirardelli, onde chocolates e milkshakes conservam a qualidade num local que se modernizou. Mas há outra área que cresce à beira-mar: o Ferry Building Marketplace. A estação das barcas reúne bons restaurantes, bares e lojas, com estabelecimentos étnicos ou focados em determinados ingredientes, como cogumelos, queijos ou carnes. Tudo natural e saudável, à moda californiana.
4. Até o bom e velho passeio a Alcatraz, a temida prisão na gélida ilha, também se modernizou. Agora, o trajeto é feito por barcos com motores movidos a energia eólica e solar, e há um inusitado passeio noturno. Mesmo para quem não garantiu a reserva do passeio com meses de antecedência, há solução: todos os dias, por volta das 7h, há ingressos disponíveis à venda nas bilheterias.
Quiosque. Robô que prepara café - Extra
5. Em São Francisco, 805 mil moradores — mais de um terço — têm origens em países como China, Japão, Coreia ou Vietnã. Visitar Chinatown é importante, assim como é legítima a pitada asiática nos restaurantes. O China Live SF é um “Eataly” da culinária oriental. O japonês Ippudo faz sucesso. A arte oriental está presente no imperdível Asian Art Museum. E, cheia de latinos, sobretudo mexicanos, a cidade aponta para onde está indo o país em questões migratórias. São Francisco continua na vanguarda — e um delicioso destino.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!