SEM CHANCE: Paulinho descarta anistia a Bolsonaro e trava acordo com PL

Relator afirma que proposta reduz penas, mas mantém ex-presidente inelegível; exigência de Flávio para desistir da candidatura não é atendida

SEM CHANCE: Paulinho descarta anistia a Bolsonaro e trava acordo com PL

Foto: Agência Senado

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
O relator do projeto que trata da dosimetria, deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), afirmou que sua proposta não prevê, em hipótese alguma, anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração praticamente inviabiliza qualquer possibilidade de Bolsonaro disputar a Presidência da República em 2026  condição imposta pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) para abrir mão de sua pré-candidatura.
 
“Anistia para Bolsonaro está fora de questão”, reforçou o parlamentar.
 
Resistência do PL trava votação. Segundo Paulinho da Força, a bancada do PL tem criado obstáculos e se recusa a aceitar a dosimetria apresentada no projeto. Sem o aval do partido, a votação fica inviabilizada. O deputado conta que a bancada está pondo dificuldade e não está aceitando a dosimetria. Se eles não aceitam, não tem votação.
 
Redução de pena, mas sem efeito político
 
Paulinho ressaltou que, embora o texto alcance Bolsonaro, ele não soluciona o principal problema do ex-presidente: a inelegibilidade. De acordo com o relator, a proposta reduziria a pena de Bolsonaro de 27 anos e 3 meses para cerca de 2 anos e 4 meses. Ele conta que o seu texto contempla o Bolsonaro, só não resolve o problema dele.
 
Flávio Bolsonaro impõe condição pública
 
No último domingo (7/12), em entrevista à Record, Flávio Bolsonaro deixou claro que só abrirá mão da pré-candidatura à Presidência se houver a libertação do pai. Para ele, esse é o “preço” que chama de justiça.
 
“É justiça comigo e com quase 60 milhões de brasileiros que foram sequestrados. Estão dentro de um cativeiro junto com o presidente Jair Messias Bolsonaro”, declarou o senador.
 
“Esse é o meu preço”
 
Flávio reforçou que não há possibilidade de recuo sem que Bolsonaro esteja livre, apto a circular pelo país e disputar eleições.  “A única forma de eu desistir é ver Bolsonaro livre, nas urnas, caminhando com seus netos pelas ruas do Brasil. Esse é o meu preço”, afirmou.
 
Projeto avança na Câmara, mas trava no Senado
 
A Câmara dos Deputados aprovou, em 17 de setembro, o regime de urgência do projeto que concede perdão a participantes de manifestações desde 30 de outubro de 2022, beneficiando condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro. O placar foi de 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. Apesar do avanço, Paulinho da Força avalia que o texto não tem sustentação política no Senado.
 
Sucessão no PL e reação do Planalto
 
A decisão de lançar um membro da família Bolsonaro como candidato do PL em 2026 foi comunicada a aliados na semana passada. Foi a primeira manifestação explícita do ex-presidente, atualmente preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, por meio do filho mais velho.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS