No primeiro dia de reunião da CPMI que apura o roubo de recursos do INSS, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) defendeu que os pagamentos a aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência sejam garantidos com valores recuperados de sindicatos, associações e entidades envolvidas em desvios, e não com dinheiro do povo brasileiro.
Durante sua fala, Chrisóstomo destacou: 'Nós temos que tirar esse dinheiro das associações, dos sindicatos e daqueles que roubaram. Temos que tirar tudo deles para devolver aos que foram roubados. Não é o governo tirar dinheiro do povo para devolver aos nossos aposentados e pensionistas. O dinheiro tem que sair dos sindicatos. Tire tudo deles para devolvermos aos pensionistas, aposentados e deficientes físicos. É uma vergonha o que está sendo feito por esse desgoverno que mente ao povo e rouba descaradamente dos brasileiros', afirmou.
Além disso, o parlamentar solicitou ao presidente da CPMI, senador Carlos Vieira (PODE- MG), que seja elaborado um levantamento com os nomes das pessoas lesadas, separados por estado. O objetivo, segundo Chrisóstomo, é ter clareza sobre a dimensão do prejuízo em cada unidade da federação e acompanhar de perto a reparação às vítimas.
A comissão iniciou seus trabalhos com a apresentação do plano de trabalho, elaborado pelo relator, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e elegeram o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) como vice-presidente da CPMI.