Aconteceu na manhã do dia 12, em Porto Velho, sob o comando do senador Confúcio Moura, reunião extraordinária do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, secção municipal. Na pauta, as eleições de 2026 e os ajustes necessários para que o partido chegue forte e unido.
Há um consenso entre os membros do diretório municipal do MDB de que há espaço para que o Partido avance em setores não atendidos pelo governo federal ou pelo estadual e menos ainda pela gestão municipal.
Neste sentido, ficou decidido que o Partido priorizará algumas áreas de atuação imediatamente, para que nas eleições de 2026 possa ser competitivo. A primeira delas é a reestruturação interna, já em curso. No campo da adesão ao projeto do MDB, a prioridade vai ser fortalecer os territórios em que atuam os nomes mais competitivos do Partido e aqueles novos agentes que vierem a compor os seus quadros.
A decodificação do posicionamento político do MDB é prioridade na agenda partidária. Ora alinhado à direita, ora à esquerda, mesmo sendo este um movimento natural em um partido de centro, os eleitores parecem ter dificuldades de identificar, de fato, qual é o DNA político do MDB.
Os dirigentes do MDB entendem que a polarização política envolve os dois extremos do espectro político, esquerda e direita. Como esse processo monopolizou o debate político nos últimos anos, e levou a mídia junto, logo ficou claro para os eleitores o que significava uma coisa e outra.
Como o resultado da polarização não foi bom para a maioria dos brasileiros, o Partido precisa se apresentar como o centro político autêntico e deixar claro que, se os extremos desconstroem, o centro reúne melhores condições de construir uma vida melhor para todos.
“Eu nunca fui de esquerda, mas como o MDB é parte do governo Lula, fui tachado de esquerdista. Somos o centro democrático, contra os extremos, e precisamos reafirmar isso o tempo todo. Na política brasileira o MDB sempre foi o equilíbrio e o bom senso. E é isso que continuaremos a ser e queremos que os rondonienses que pensam iguais a nós venham conosco”, afirmou Confúcio ao término da reunião partidária.