Nesta segunda-feira (9), os parlamentares da oposição, em especial do Partido Liberal (PL), em sua totalidade entregaram ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Após entrega, o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, afirmou aos deputados e senadores presentes que vai encaminhar o documento à Advocacia do Senado para fazer análise técnica do pleito.
“Queremos o impeachment contra do ministro Alexandre de Moraes, em defesa da democracia. Não podemos aceitar que apenas uma pessoa dite as regras de forma arbitraria em nosso país. Nenhuma cadeira está acima da Constituição Federal”, afirmou o vice-líder do PL na Câmara dos Deputados, Coronel Chrisóstomo (PL/RO).
Pacheco sugeriu também que o pedido siga ao crivo da Mesa Diretora e dos líderes partidários da Casa. O que possivelmente atrasaria um pouco mais sua votação na casa.
O ministro Alexandre de Moraes é relator no STF do inquérito das “fake News” e das “milícias digitais”, bem como a do ato de 8 de janeiro, que resultou na mais absurda suposta tentativa de “golpe” de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.
Para os parlamentares da oposição, em especial, os do PL, estes são alguns dos "abusos" que Moraes cometeu, nos últimos anos, operando de forma desrespeitosa o devido processo legal nas decisões tomadas pelo STF.