A Câmara Municipal aprovou e o Executivo Municipal sancionou o Projeto de Lei 4644/2024, de autoria da vereadora Ellis Regina, que cria a data de 25 de maio como o Dia do Massagista e Massoterapeutas, em 25 de maio. O PL agora se transformou na Lei nº 3.190, de 19 de junho de 2024.
Mesmo que os massagistas sejam profissionais extremamente competentes, os massoterapeutas são considerados mais preparados e com uma bagagem maior de conhecimento. Devido a isso, o massoterapeuta pode auxiliar no tratamento de doenças e saúde emocional por meio de massagens específicas.
“São profissionais de extrema relevância e competência que merecem o nosso reconhecimento. Apesar da diferença que existe entre as duas, são profissões necessárias quando o assunto é saúde, seja no esporte, na readaptação ou como manutenção de saúde do corpo e da mente”, disse a vereadora.
Não é possível pontuar com exatidão a origem, mas acredita-se que as técnicas de massagem tenham surgido no Oriente, especialmente por algumas delas fazerem parte da medicina chinesa.
No Brasil, a profissão de massoterapeuta foi regulamentada em 1961, e nela estão inclusas algumas aproximações com a carreira de massagista. Mas, apesar da proximidade, há diferenças importantes na atuação profissional.