MEIO-AMBIENTE: Mosquini faz alerta durante o 1º Fórum de Deputados Estaduais da Amazônia Legal

'Se não resolvermos a regularidade ambiental, enfrentaremos uma grande crise em 2026'

MEIO-AMBIENTE: Mosquini faz alerta durante o 1º Fórum de Deputados Estaduais da Amazônia Legal

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aconteceu ontem em Brasília  o 1º Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal, realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. 
 
O evento, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) e pelo Parlamento Amazônico, reuniu parlamentares e representantes estaduais e federais para debater projetos com foco nas questões ambientais e de desenvolvimento da região. 
 
O deputado Lúcio Mosquini foi um dos palestrantes e abordou questões cruciais. Primeiro, ele destacou a necessidade de fortalecer o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e incentivou a terceirização de serviços, como o georreferenciamento. “Isso é fundamental para garantir a regularização fundiária”.
 
Além disso, o deputado enfatizou o corredor ecológico. Segundo o Código Ambiental Brasileiro, áreas desmatadas devem ser reflorestadas, inclusive nas proximidades de residências e currais. O corredor ecológico propõe reflorestar áreas desmatadas próximas a matas existentes nas propriedades. Mosquini disse que nos países europeus o modelo já é utilizado com muito sucesso.
 
Um dado alarmante: em Rondônia, apenas 14% das 155.000 propriedades têm documentação regularizada. Se essa situação não for corrigida até 2026, o estado enfrentará uma crise econômica sem precedente, pois os produtores rurais terão dificuldade em vender gado, leite e outros produtos. 
 
Mosquini disse que sua fala é um grito por socorro. “Nós precisamos acordar, parece que estamos sendo engolidos por uma areia movediça e ninguém fala nada, o parlamento está inerte. A regularização fundiária e ambiental andam juntas. Esse tema é crucial para o desenvolvimento sustentável da região, em 2026, ou seja daqui 18 meses o produtor rural que não tiver sua propriedade regularizada não conseguirá mais vender seu bezerro e nem seu leite”, alertou o deputado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS