SOLSTÍCIO: O dia mais longo do ano acontece neste sábado (21); entenda

Evento também simboliza o início oficial do verão no hemisfério sul

SOLSTÍCIO: O dia mais longo do ano acontece neste sábado (21); entenda

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Este sábado, dia 21 de dezembro , marca o dia mais longo do ano. A data também confirma solstício de verão, às 7h 29 (horário de Brasília), no hemisfério sul .
 
Embora o sábado continue com 24 horas, a duração do período iluminado será maior do que em qualquer outro dia de 2024. O evento também simboliza o início oficial do verão.  
 
A ocorrência do solstício está ligada à inclinação de 23,5° do eixo de rotação da Terra. Essa característica provoca variações na incidência de radiação solar, que mudam de acordo com a localização no globo terrestre e o ponto da órbita da Terra ao redor do Sol.  
 
Por que os dias variam em duração?
 
Nas proximidades da linha do Equador, como no Brasil, a diferença na duração dos dias e noites ao longo do ano é quase imperceptível. No entanto, essa variação se torna mais evidente conforme se avança em direção aos polos. 
 
No verão, os dias se tornam progressivamente mais longos, chegando a um ponto em que o Sol não se põe em regiões próximas aos polos, fenômeno conhecido como "sol da meia-noite".  
 
Enquanto isso, no polo oposto, ocorre a noite polar, um período contínuo de escuridão. Esses extremos ajudam a ilustrar como a duração dos dias e noites muda gradualmente com o aumento da latitude.  
 
Na linha do Equador, o intervalo entre o nascer e o pôr do Sol permanece praticamente constante em torno de 12 horas, independentemente da estação. Em latitudes temperadas, como na altura de 40 graus norte ou sul — que inclui regiões como Bariloche, na Argentina —, os dias de verão podem ter até 15 horas de luz solar. Já no Círculo Polar Antártico, o Sol pode permanecer visível durante meses.  
 
Fenômeno espelhado entre os hemisférios  
 
Enquanto o hemisfério sul vivencia o solstício de verão, no hemisfério norte ocorre o solstício de inverno, caracterizado pelo dia mais curto e a noite mais longa do ano.  
 
Embora o Sol sempre nasça no leste e se ponha no oeste, sua posição no céu varia ao longo do ano devido à inclinação da Terra. Nas regiões tropicais, essa variação é sutil, mas nas áreas mais próximas aos polos, o movimento aparente do Sol é bastante perceptível.  
 
Durante o solstício de verão, o Sol alcança seu ponto mais alto no céu. Para um observador no Brasil, ele parece estar subindo nos dias que antecedem o evento e, a partir do solstício, começa a descer.
 
O momento em que o Sol atinge esse “auge” e inicia o movimento descendente é o que chamamos de solstício, termo derivado do latim “solstitium”, que significa "parada do Sol".
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS