JAIME BAGATTOLI: MP do Fim do Mundo poderá aumentar preços de alimentos e extinguir trabalhos

Senador detalha impactos na economia e defende devolução da medida

JAIME BAGATTOLI: MP do Fim do Mundo poderá aumentar preços de alimentos e extinguir trabalhos

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A publicação da Medida Provisória 1227/2024, apelidada de “MP do Fim do Mundo”, tem gerado preocupação no setor produtivo nacional. A medida, de autoria do Governo Federal, limita o uso de crédito do PIS e Cofins e deve gerar impactos negativos na economia e na geração de empregos.
 
Como forma de reação, frentes parlamentares no Congresso Nacional, entre elas a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), já defendem a devolução da medida. Para o vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Jaime Bagattoli (PL), a medida mexe diretamente no sistema tributário. 
 
“Na prática, essa medida busca restringir a compensação de créditos tributários que são valores que uma empresa tem direito a usar para abater outros tributos. Ou seja, uma empresa com crédito de PIS só poderá usá-lo para pagar PIS e Cofins e não outros impostos, como funcionava antes da divulgação da MP”, detalha o senador. 
 
Após perder a batalha na desoneração da folha, o governo elegeu a medida para justificar mais uma arrecadação. No entanto, o valor que o governo espera arrecadar com a medida, de R$29 bilhões, está acima dos R$26 bilhões necessários para compensar a desoneração da folha.
 
Para o senador Jaime, essa compensação na arrecadação teria um custo caro às empresas e até aos trabalhadores, uma vez que a medida revogou, justamente, dispositivos que permitiam o ressarcimento em dinheiro de créditos presumidos do PIS/Pasep e Cofins. 
 
“Tínhamos empresas que já estavam se programando para usar esses créditos para pagar outros impostos, mas agora correm o risco de terem que aumentar os seus custos. No pior dos cenários, vamos ter empresas sendo obrigadas a repassar esse aumento a produtos alimentícios, por exemplo, ou até mesmo sendo obrigadas a extinguir postos de trabalhos que foram criados nos últimos anos. Um retrocesso”, acrescenta o senador. 
 
A MP 1227/2024 já está em vigor desde o último dia 4 de junho e a expectativa da oposição agora é pressionar os presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a devolverem ela. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS