CONFÚCIO MOURA: Marco regulatório para conselhos escolares relatado por senador vai a Plenário

CONFÚCIO MOURA: Marco regulatório para conselhos escolares relatado por senador vai a Plenário

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A proposição foi acrescida de emendas no Senado e deveria voltar à Câmara, mas o senador relator avaliou que as propostas eram mais adequadas serem tratadas no âmbito dos estados e municípios
 
 
A Comissão de Educação (CE) aprovou nessa terça-feira (04) o relatório do senador Confúcio Moura (MDB-RO) sobre o PL 2.201/2022, que cria regras para o funcionamento dos conselhos escolares e dos fóruns de conselhos escolares. O projeto já havia sido aprovado na mesma comissão e estava em análise no Plenário. Como houve emendas, o rito da Casa legislativa foi devolver as alterações à Comissão para apreciação.
 
 
A proposta de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSol-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394, de 1996) e inclui entre as incumbências dos estados, municípios, Distrito Federal e respectivos estabelecimentos de ensino a criação de Conselhos Escolares e, no caso dos entes federados, de Fóruns dos Conselhos Escolares.
 
 
Pelo projeto, os estados e municípios definirão as normas de gestão democrática, por meio de lei, garantindo a participação das comunidades escolar e local em conselhos e fóruns de conselhos.
 
 
Em sua análise, Confúcio Moura explicou que o texto atende os requisitos de constitucionalidade, juridicidade, regimentalidade. “O mérito do PL 2001/2022 está em consonância com as normas gerais da educação e que seu conteúdo é um passo para concretização do princípio da gestão democrática no cotidiano da educação brasileira”, disse.
 
 
Confúcio Moura (MDB-RO) votou pela rejeição de duas emendas, apresentadas pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e manteve o texto da forma que saiu da Câmara dos Deputados. Uma das emendas vedava a eleição, para os Conselhos Escolares, de profissionais da educação como representantes dos pais ou responsáveis pelos alunos e da comunidade.
 
 
Confúcio Moura disse que as emendas apresentadas em plenário foram muito específicas. “Julgamos tratar-se de questão adequada para ser tratada na legislação de cada esfera e, em alguns casos, até mesmo para normas infralegais, como os regimentos internos dos próprios conselhos escolares e dos fóruns de conselhos escolares”, explicou.
 
 
O projeto segue agora para o Plenário do Senado, caso seja aprovado, vai à Presidência da República para Sanção.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS