PORTO VELHO: Ver. Ellis Regina quer inclusão do Dia de São Pedro no calendário cultural

A vereadora lembra que os festejos de São Pedro, padroeiro dos pescadores, já acontecem há 72 anos, e reúne centenas de devotos anualmente

PORTO VELHO: Ver. Ellis Regina quer inclusão do Dia de São Pedro no calendário cultural

Foto: Divulgação

 

A Câmara Municipal aprovou esta semana o Projeto de Lei Complementar 4377/2022, de autoria da vereadora Ellis Regina, que autoriza a inclusão no calendário oficial de eventos e comemorações culturais de Porto Velho, a procissão e a festa de São Pedro, no Município. 
 
A data instituída no projeto a ser incluída no calendário é mesma em que normalmente já é realizada os eventos, dia 29 de junho. A vereadora lembra que os festejos de São Pedro, padroeiro dos pescadores, já acontecem há 72 anos, e reúne centenas de devotos anualmente. 
 
“É uma das festas populares mais antigas do Município e já faz parte da nossa história. Anualmente, centenas de devotos vêm de várias partes dos distritos ribeirinhos para acompanhar as comemorações. É uma tradição que vem passando de pai para filho”, justificou. 
 
O projeto vai a plenário em segunda votação na próxima semana e depois segue para a sanção do Executivo Municipal. 
 
A procissão e feta de São Pedro é uma tradição do bairro Panair (antigo bairro Novo Estado) e teve início em 1950. Uma igreja católica foi criada em 1982 com o nome do Santo, e ao retor dela é onde é feita anualmente a tradicional quermesse dos devotos, e onde é realizada a cerimônia onde os pescadores pedem proteção e fartura nos rios. Os festejos também abrangem a comunidade de São Sebastião, que fica do outro lado do rio Madeira, de onde sai a procissão do santo anualmente.
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Coreia do Sul nesta segunda-feira (05)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS